Merchants & Marauders no dia de falar como um pirata!

Ahoy, mates! Hoje, dia 19 de setembro, é um dia nerd dos mais inúteis e legais, o dia em que ficamos imitando piratas e fazendo coisas de piratas. Afinal, este é um dos melhores temas da cultura pop!
Para celebrar este dia, além de dizer que hoje meu nome é “Lazy Eye” Darius (cortesia do Pirate Name Generator, anunciado pelo cupincha Bob Nerd), trago uma indicação muito bacana de boardgame, o Merchants & Marauders, somente para os vermes cheios de escorbuto que me lêem aqui nesta maldita taverna! 
Antes de mais nada, quero agradecer ao grande cupincha Tiago Deividy por ter trazido a nós a cultura de jogar novos boardgames e também este jogão!

Merchants & Marauders é um pusta jogo foda que aborda a época da navegação comercial e pirataria no Caribe, mas sem maquiagem nos olhos. Ele funciona com 2 a 4 pessoas (mas é melhor com 4), e dura entre 1 e 2 horas e meia.

Cada jogador tem um capitão (escolhido num deck de cartas), personagem este com características variadas, de capacidade de liderança a habilidade de navegação. Escolhe um navio entre os dois tipos iniciais (que, claro, são fraquinhos) e começam em um dos portos do tabuleiro (definido pela carta do capitão). Quatro países dominam os portos – frança, inglaterra, espanha e holanda -, que são bastante importantes no decorrer do jogo.

Os jogadores buscam neste jogo glórias e reconhecimento, levando bens a portos que possuem demanda e enriquecendo com o comércio, melhorando seus navios e escondendo ouro nos seus baús (sim, cada jogador tem um bauzinho e o jogo tem dobrões de papelão =D), ou como piratas que afundam, tomam e saqueiam outros navios, seja de outros jogadores, seja de NPCs que estejam pelo mar. 
Qualquer jogador pode se tornar um pirata, bastando atacar outra embarcação, e este recebe recompensas por sua cabeça dadas pela nação do navio atacado. Assim, toda a interação com os portos da nação atacada mudam, e o pirata pode ser perseguido por outros jogadores, piratas e capitães de guerra NPC, loucos pela recompensa ou apenas pelos seus tesouros! 
Além disso, o jogador ainda pode contratar especialistas, melhorar suas armas, trocar de navio e o mais legal, fazer missões e confirmar rumores através dos mares!
Ganha o jogo aquele que fizer 10 pontos de glória, estes conquistados com atitudes como completar missões, vender muitos bens ou afundar navios inimigos. Cada 10 moedas de ouro acumuladas no baú rendem 1 ponto de glória, e é comum um jogador com 7 pontos simplesmente voltar ao seu porto e catar seu ouro para ganhar o jogo! 
Cada porto tem uma particularidade, um tipo de bem que está precisando (você pode vender rum por um preço mais alto em Tortuga, por exemplo), rumores e missões para se desvendar. Em toda rodada é sorteada uma carta de evento, e pode acontecer desde furacões até piratas NPCs sendo colocados no tabuleiro ou o início de uma guerra entre dois países! 
É um jogo extremamente dinâmico, onde (sem trocadilhos) a maré pode mudar a todo momento.
O cuidado com os props e o visual de Merchants impressiona. As miniaturas de navios são extremamente detalhadas, e o mapa dos mares do Caribe são lindíssimos. As cartas e demais props, incluindo as bandeirinhas, são muito bem feitas, também. 
O jogo usa ainda dados de seis lados personalizados, onde o cinco e o seis (os valores que representam um sucesso em qualquer jogada) são a clássica caveira pirata. Todo esse esmero visual, mais a mecânica fácil e engenhosa, tornam fácil para os jogadores entrarem no clima e viajarem no tema do jogo.
Enfim, Merchants & Marauders, na minha vasta experiência de 3 ou 4 boardgames no currículo, é um dos mais divertidos! Joguem, ou mando todos desfilarem na prancha, bando de mandriões filhos de uma rameira!

2 comentários em “Merchants & Marauders no dia de falar como um pirata!

  1. Pô Dan, vlw pela menção mais uma vez. Teu nome de pirata ficou PhodaBagarai!
    E não conhecia esse jogo! Excelente dica! Só combina com o dia e parece ser um jogo bem dinâmico e interessante. Esses jogos precisam aparecer aqui no Brasil!

    Curtir

Dê um pitaco, não custa nada

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s