5º HQPB Jampa

Olá, leitores dissidentes deste pequeno blog. Há dois fins de semana organizei a parte de RPG do megaencontro paraibano de cultura pop na Paraíba, o 5º HQPB
Para esta tarefa, tive a ajuda inestimável de minha digníssima Elisa Guimarães, dos amigos Tiago Deividy, Rodrigo Simack, Diosthenes Filho e Tarci Marinho (os três últimos fazem parte do evento Arena RPG) e do irmão Rafael
Realizada pelo Studio Made In PB (cuja liderança do evento ficou por conta do multimídia Leandro Abrahão, nosso chefinho), a convenção aconteceu dias 08 e 09 de outubro, tradicionalmente no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa/PB. 
O evento recebeu apoios de peso esse ano e foi realizado no mezanino 1, um espaço aberto muito melhor que o dos últimos. Nele, as atrações ficaram bem mais acessíveis, de modo que nós do RPG pudemos ficar bem perto do resto do pessoal, e bem mais visíveis.
Este ano, 5º HQPB homenageou o Flama, primeiro super-herói paraibano, criado pelo famoso Deodato Borges (pai de Mike Deodato). E como sempre, aglutinou vários públicos e mídias. 
Tinham vários estandes de quadrinhos, camisetas, cacarecos de filmes, games, animes e tudo mais. Exposição de action figures enormes e raras, cosplays muito fodas de todo tipo, cafés tradicionais japoneses, máquinas de videogame, torneios de games diversos (MK, Marvel vs. Capcom 3, Fifa 2012), kinect, exibição de filmes e animes, palestras (incluindo bate-papo com o vovô Deodato), RPG, cardgames, batalhas de LARP com espadas de espuma e shows de bandas de J-Rock. 
Nós do RPG fomos devidamente apoiados pela Retropunk (que nos cedeu livros para sorteio), pelo Paragons (eu tinha um Mago + escudo do narrador desde que estava no blog, resolvi sortear num evento grande) e pela Redbox (além de sortear um pacote Old Dragon, montei nossa banquinha lá).
Sente o drama

No sábado, chegamos cedo e montamos as mesas, organizamos a barraquinha Redbox e as revistas e livros usados que sempre ponho para vender (o Rodrigo, meio desconfiado se daria certo, trouxe uns livros dele) e começamos a preparar os cartazes.

De repente, o evento começou a encher, as primeiras mesas começaram a ser abertas e a lojinha começou a encher de curiosos, querendo saber mais sobre o Old Dragon, querendo comprar os livros que a Retropunk cedeu para sorteio (podia ter vendido bem aqui, hein Guilherme? =P) e rolando dados com o pessoal. No fim da tarde, o evento estava completamente atulhado de gente fazendo barulho e se divertindo, a TV filmando os jogos e entrevistando boardgamers. 
Fizemos o sorteio da aventura Expedição à Aliança Negra e do kit Mago O Despertar. Por volta das 22h, voltamos pra casa, exaustos e mais animados que nunca para o dia seguinte.
No domingo, eu e Elisa chegamos um pouco mais tarde, mas o pessoal do Arena já estava arrumando o chiqueiro e organizando tudo (eles são fodas). Montamos novamente a barraquinha e as mesas, e rolamos mais um dia cheio de gente animada, que se divertiu a valer em todos os pontos do evento. 
Rodrigo conseguiu vender seus livros e vendemos quase todas as revistas e produtos da Redbox (fiquei até surpreso, jogador pessoense é tão mão-fechada!), e sorteamos o restante dos brindes – o Fiasco, o 3:16 Carnificina nas Estrelas, o Terra Devastada e o kit Old Dragon (um livro de regras básicas + divisória do Mestre). 
Depois, eu e Elisa fomos apurar as notas do concurso de cosplay enquanto Tiago e outros amigos arrumavam as mesas, e finalmente chegamos em casa quase de madrugada, cansadíssimos mas felizes.
A área de RPG
Durante todo o evento no RPG percebi que havia uma variedade de sistemas muito mais interessante que nos anos anteriores. O cenário do RPG realmente está mudando para melhor no Brasil, ao contrário do que alguns dizem. 
As pessoas se interessam em jogar coisas diferentes, experimentar novos jogos e trazer coisa nova para mostrar. 
Tivemos as mesas-playtest do pessoal do blog Pensotopia (Fuga ou Vingança, de Marcos Silva, e Lajedos & Lagartos, de Daniel Elfo). Tivemos os sistemas próprios do pessoal do Arena RPG, o de Rodrigo (Final Fantasy) e de Diosthenes (A Torre, com um sistema que usa d100). Teve Call of Cthulhu, Lobisomem, Terra Devastada, 3D&T e D&D. 
Por fim, narrei uma mesa de Old Dragon com A Balada do Lobisomem, aventura que comecei a publicar aqui. Devido ao playtest dela, vou alterar algumas coisas e depois posto sobre. Íamos ter uma mesa dupla de Legends of The Five Rings, mestrada por Rafael e Tiago, mas pouco antes do evento Rafael sofreu um acidente e quebrou o braço, e não rolou. 
Mas das trevas surgiu a ideia de sim, narrar uma mesa dupla! Joffison Magalhães (um broder que sempre dá uma força) e Rafael improvisaram um jogo de Mutantes & Malfeitores no universo de He-Man e os Mestres do Universo! Foi sensacional, com 4 jogadores do lado dos amigos de Etérnia e mais 4 com a turma do Skeleton, se digladiando em uma mesa superanimada!
O mais interessante é que, além da variedade, vimos muita gente nova, incluindo crianças e velhinhos, que parou para olhar esse jogo estranho, acabou jogando e adorando. Tanto que voltaram no domingo para jogar novamente. Se isso não é renovação de público, sinceramente eu não sei o que é.
Tivemos algumas mesas de boardgames também, que estão ganhando seu espaço aqui em Jampa graças a entusiastas como Tiago (na verdade ele trouxe um monte de jogos e ensinou a galera a jogar vários) e o pessoal da Confraria RPG, de Campina Grande, que veio marcar sua sempre simpática presença no evento.
Até os cosplays foram variados!
Quanto ao evento em si, foi um sucesso total. Do show superbacana de Zombie Shuriken Panda (o único que vi) cantando músicas consagradas de animes e supersentais consagrados ao flashmob em pleno evento e várias atrações que deixariam qualquer desavisado perdido! 
Por fim, o concurso de cosplay muito bem apresentado por Leandro (de Flama) e Isabela Farias (com cosplay da namorada do Flama), cujas notas foram apuradas por mim e por Elisa =D 
Isabela, aliás, é uma maga da maquiagem, e zumbificou Elisa e Tarci e maquiou várias pessoas no evento. No concurso, várias fantasias fantásticas (um Caveira Vermelha perfeito) e performances mais legais ainda.
Aliás, algumas pessoas reclamaram que o HQPB não valorizava a cultura local e que tinha pouco HQ e muito mangá/anime. Pois eu digo que a culpa disso é somente do público. Além do evento homenagear um herói paraibano, faz várias tentativas de promover todas as mídias associadas. 
O negócio é que, como sempre, o otaku compõe o único público que faz cosplay, que agita as coisas, faz barulho e COMPRA (esse o mais importante), enquanto os outros públicos ficam lá quietinhos. Tomem o Capitão América e o Snape de exemplo e venham fantasiados, botem a mãozinha no bolso, se faça notado! E não fique no seu cantinho escuro reclamando dos outros. Além de tudo, mangá também é quadrinho, beleza?
É isso, galera, até ano que vem! Aos RPGistas, até o próximo Arena RPG, dias 10 e 11 de dezembro!

9 comentários em “5º HQPB Jampa

  1. Rapaz a maquiagem de Zumbi matou a pau, infelizmente eu e companheiro Moisés não pudemos ir ao evento, mas estaremos agora em novembro em Campina Grande em mais um evento da Confraria com churras de Bacon e tudo o mais! Mas, quem sabe no 6º HQPB tudo ocorra como planejado e estejamos ai para conferir o evento, Parabéns Dan e galera da organização

    Curtir

  2. Pôxa! Fiquei Feliz e triste ao mesmo tempo! Feliz pelo evento ser um sucesso e que olhando pelas fotos o pessoal da organização se superou e não ficou devendo em nada a outros eventos do mesmo tipo pelo Brasil.
    E triste porque não pude ir! Eu ainda tentei mas o dinheiro tava curto e não teve como. Mas eu tenho que ir no próximo. Parabéns por terem conseguido unir toda essa variadedade de mídias, RPG, Mangá, Quadrinhos, Boardgames e etc.
    O evento ficou incrível e espero nunca mais perder um desses!

    Curtir

  3. O evento foi legal. Mesas de RPG com sistemas diversos, bem diferente do padrão que estávamos acostumados.

    O RPG está crescendo de uma forma nunca vista antes no Brasil. Possivelmente vamos entrar na verdadeira “era de ouro” do RPG nacional.

    OBS.: Deu para divulgar bem os Board Games no evento. Muita gente gostou. Agora é continuar a divulgação no Arena.

    Curtir

Dê um pitaco, não custa nada

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s