Rapidinhas RPGísticas

Olá, senhores. Como muitos já devem ter sabido pelas redes sociais (ou lido na fanpage aí do lado), não dou as caras por aqui há algum tempo porque passei muito mal da saúde esses dias, entre asma e pressão alta. 
Como dei uma frequentada básica no hospital e de certa forma considero que recebi uma segunda chance pra viver, vou considerar esse comecinho de março como um ano novo – afinal, sabemos que no Brasil o ano só começa depois do carnaval mesmo. 
Antes de mais nada, agradeço ao apoio da galera. Tanto os amigos pessoais quanto os internéticos deram palavras muito fortificantes e ajudaram bastante. Os amigos mais próximos se prontificaram pra qualquer coisa dar um toque. 
Agradeço mais ainda à família, em especial minha esposa Elisa e o meu irmão Rafael, que ficaram do lado, aguentaram a chatice do hospital e fizeram aquela companhia necessária. Pieguices à parte, minhas resoluções de ano novo de ser uma pessoa melhor, mais sociável e tolerante continuam.

No tocante ao RPG, meu querido hobby (você está lendo este blog por causa disso, e não só porque me acha fofinho), ainda planejo continuar minhas eternas campanhas na minha versão de Arton, jogar coisas novas que nunca tive chance e pegar velhos projetos e tacar pra frente – incluindo os da na nossa editora, a Redbox (eu, Antonio “Mr. Pop” Sá e Fabiano Neme). 2012 é o ano da Redbox, e eu nunca acreditei tanto nela. Como as coisas estão voltando ao normal agora, a ideia é trabalhar bastante.

Apesar de estarmos trabalhando em várias coisas esse ano, a menina dos nossos olhos tem sido o Legião – A Era da Desolação. Este é um cenário de fantasia medieval para Old Dragon, nosso sistema de regras carro-chefe, que já tinha uma versão d20 mas está sendo todo reformulado para sua nova estreia. Com a fantasia suja e sombria em alta, o autor Mr. Pop nos apresenta um cenário de fantasia diferente do tradicional, com impérios decadentes, hordas de zumbis, deuses mortos e muito sangue, suor e merda. 
Quase dá pra ouvir o rock pesado tocando no fundo (de preferência algo sujo e industrial) e imaginar uma parede de escudos se chocando em cima de sangue e tripas dos soldados mortos – sim, o cenário terá muuuito combate em massa, incluindo uma regra altamente simples para dinamizar esse tipo de combate (leia mais sobre isso aqui). O cenário virá em uma caixa luxuosa, lógico, terá um livro 100% colorido e muito bonito, com ilustrações que passarão muito bem o clima. Estamos realmente caprichando nele.
Uma coisa que me martelou a cabeça esses dias foi que vi um comentário por aí reclamando que o Legião não representava bem o Old Dragon, digo, como cenário básico. O comentário dizia que esperava um cenário de fantasia mais clássica e tal, para ser o nosso Greyhawk. Mas eu acho que já existem tantos cenários de fantasia clássica por aí, né? O OD é um sistema tão simples que eu não vejo qual a dificuldade de pegar um que temos por aí e adaptar, ou criar o seu próprio mundo.
Eu mesmo tenho um monte de ideias jogadas de um cenário próprio (até postei por aqui), mas ele é tão parecido com o Legião que eu acho que vou praguejar com o Mr. Pop e usar o Legião mesmo, jogando minhas ideias próprias nele, se um dia mudar de mundo (é que faz tempo que mestro no meu Tormenta alterado =P).
Falando em criar cenários, a gente está dando a todo mundo a oportunidade de criar o seu próprio e publicar com a gente, com o concurso Seu Mundo na Redbox. A ideia é mandar uma descrição bem pequena do seu cenário (140 caracteres) pra resumi-lo muito bem e termos logo de cara uma ideia muito clara do que você tem na mão. Em seguida, vamos pedir descrições mais detalhadas à medida que selecionamos finalistas, e no fim de tudo teremos o nosso cenário de fantasia de 2013 para Old Dragon! É uma ótima oportunidade para tirar seu projetinho lá do fundo da gaveta e ver se ele é bom mesmo (convenhamos, todo DM tem o seu!).
Fora isso, lançaremos esse ano ainda duas licenças gringas (não podemos dizer ainda, mas é coisa boa!), o mega esperado Bestiário do Old Dragon (depois mostro procês uns esboços), uma aventura clássica (no site da editora você pode votar em qual) e, ainda agora no primeiro quadrimestre, o Space Dragon, uma variação sensacional do sistema para aventuras espaciais estilo Buck Rogers, Família Robinson e outros clássicos do pulp scifi, com aliens verdes, pistolas retrô e foguetes malucos. Estou esperando ansiosamente esse, pra finalmente preparar um jogo de RPG adaptando o clássico Metroid (um game de NES e SNES).
Na esfera pessoal, ainda não saí daquele velho drama de escolher o melhor sistema pra rolar fantasia medieval, e tenho empurrado com a barriga, usando o meu alteradíssimo D&D 3.5 nas raras vezes que mestrei as campanhas de fantasia esse ano. Infelizmente o grupo está com dificuldades de se reunir para jogar a aventurinha de Old Dragon, mas tenho fé que vamos conseguir, e agora com a minha recente compra (os básicos do AD&D), devo enveredar de vez pra esse lado. 
Porém, com esses últimos problemas de saúde, tenho tido problemas em passar muito tempo na frente do computador, e minha concentração para preparar jogo tem ido pro beleléu, de forma que devo dar um tempo nos D&Ds e narrando só Storytelling, o único sistema em que eu posso inventar fichas facilmente na hora ou nem olhar pro PC na preparação do jogo. Tá brabo!
Esse ano, espero poder também comparecer a mais eventos, e cumprir a tarefa de falar deles aqui – tivemos dois eventos de RPG muito legais que aconteceram entre dezembro e hoje e, entre correria e problemas de saúde, não pude falar neles. O XII Encontro de Jogadores de RPG em Campina Grande, cidade perto daqui, aconteceu bem no meio do carnaval. 
Esse evento acontece tradicionalmente nessa data por causa de um encontro ecumênico chamado Nova Consciência, mas este ano os ninjas da Confraria RPG organizaram a parada na unha, sem patrocínio, e de quebra fizeram o que deve ter sido o melhor de todos os eventos (eu não fui, infelizmente =/). Com temática de máfia, o encontro foi muito bem falado por quem foi, especialmente pelo live-action carcamano. Ô inveja! 
E o Arena RPG, aqui na minha cidade (João Pessoa), rolou em dezembro, teve um tema superlegal (mortos-vivos) e foi bacanérrimo, com a organização sempre antenada e gente fina e várias mesas de jogos divertidas. No domingo do evento até rolou uma mega-aventura de sobrevivência zumbi, e o último sobrevivente ganhou um Shotgun Diaries edição de luxo. E esse ano promete, com novos eventos bem organizados por essa galera, além do sempre clássico HQPB!
Enfim, será um ano bem legal. Espero voltar logo a viver normalmente e escrever posts mais objetivos por aqui. Tem bastante material e ideias na cabeça, é só conseguir botar mãos à obra. Parafraseando Scar/Khal Drogo =D, que os amigos não me desamparem, se preparem!

5 comentários em “Rapidinhas RPGísticas

  1. Be prepared, Dan! Valeu pelo link aí pro post do ZUADA!, post esse que recebeu selo de qualidade Mussaranho de Ouro do Mr. Pop!

    Como você está aqui pra ser explorado, que tal se você nos presenteasse com os “Rocks Pesados e Industriais” perfeitos para se rolar uma aventura de Legião, ou mesmo quando a gente estiver escrevendo sobre o cenário?

    Curtir

  2. Estou ansioso para compra o meu Old Dragon e experimentar um pouco do rpg “escola véia”. Tenho a maior vontade de mestrar umas campanhas na Terra Média com esse sistema!
    Estou muito curioso para saber das licenças gringas de vocês e querendo muito que saia Space Dragon!

    Curtir

  3. Não sei se os seus jogadores vão curtir o OD num primeiro momento, Bob, mas se você apresentar pra eles uma história rica e dinâmica, eles vão adorar o desprendimento do sistema e os combates ultra-rápidos. Foi assim que ganhei meus jogadores! =D

    Sobre as licenças gringas, pode ter certeza que é só jogo bacana e inovador. E o Space está em pleno vapor!

    Curtir

Dê um pitaco, não custa nada