I Arena das Peças

Mais um relato de evento aqui na birosca, dessa vez no tempo certo! Nesse domingo aconteceu, conforme eu tinha divulgado na fanpage, o primeiro Arena das Peças, evento doidimais de boardgames que o pessoal do Arena RPG (mais alguns entusiastas do assunto, como o companheiro Tiago Deividy) vai organizar mensalmente aqui em Jampaiorque City. 
O encontro foi sediado na Escola Municipal Aruanda, no bairro dos Bancários, que está se firmando como um local cativo de eventos do pessoal do Arena RPG.

Momento professor Pardal: já faz tempo que os jogos de tabuleiros que brincávamos na sala de casa foram reformulados e voltaram com a denominação de “boardgames modernos”, mais sofisticados, dinâmicos e/ou complexos.

Com temas originais ou adaptados de outras mídias de sucesso (você sabe, praticamente qualquer coisa legal nerd tem um boardgame hoje em dia), fizeram o mercado voltar a crescer e fazem muito sucesso desde então. Como sabemos, de uns anos pra cá o hobby tem crescido no Brasil, tanto que as empresas voltaram a lançar seus jogos antigos e estão trazendo boardgames modernos em português, como Colonizadores de Catan.
Aos moldes de vários eventos pelo país, o Arena das Peças tem uma proposta direta: vários boardgames expostos, e mesas rolando a todo vapor. O objetivo é popularizar os jogos de tabuleiros modernos e ao mesmo tempo reunir as pessoas para se divertir em um lugar legal.
Se o boardgame tem uma vantagem sobre o RPG, é a praticidade – muito mais fácil sentar e jogar várias partidas, rápidas ou demoradas (depende do jogo, ué), sem precisar esperar um narrador abrir uma mesa, ou sem muita preparação. Basta juntar gente e ter alguém que te explique o jogo (geralmente, os donos dos jogos ficam orientando e ensinando o pessoal, o que é uma mão na roda). Os organizadores mancomunam novidades para os próximos meses, mas no geral o negócio é se divertir rolando dados, mexendo peças e jogando cartas.
Acho que é o primeiro evento em dois anos que vou apenas como visitante, para curtir – porém, por culpa de H.P. Lovecraft e do trabalho da editora, só pude chegar lá às 16h. 
Assim que cheguei, já achei aquele monte de jogos rolando, com gente gritando e mandando ver nos merchant raids e nas ordens de ataque, em mesas de metal muito adequadas para estender tabuleiros. 
Logo após o ritual de sempre de reencontrar amigos há muito não vistos, bater aquele papo maroto e dar uma olhada no que tinha à disposição, logo a patroa se juntou à nossa amiga Allana e alguns conhecidos em uma partida de Citadels e eu fiquei lá, indeciso, paquerando alguns jogos. 
Como cheguei tarde acabei não jogando nada, mas fiquei na maior vontade de rolar uma partida de Inn Fighting, um jogo com cartas e dados bem-humorado cujo objetivo é, logicamente, ir pra porrada de taverna com outros jogadores, jogando transeuntes na sua frente para apanhar por você, dando porradas, cadeiradas e tomando muita cerveja para se curar.
No dia, rolou todo tipo de jogo (segundo relatos e fotos =D), incluindo Game of ThronesMerchants & MaraudersLast Night on EarthWoW Miniatures e Card GamePuerto RicoNexus Ops,DominionCastle RavenloftPandemicBattlestar Galactica e muitos outros. 
O local em si é bacana, apesar da sala que o pessoal fica ser bastante quente, e as mesas estarem um pouco atulhadas (até falei sobre isso pra Tiago, e nos próximos deve ficar tudo perfeito). De lambuja, ainda tinha o pessoal vendendo aquelas providenciais garrafinhas d’água e latinhas de refri. Devo ter saído por volta das 19h, e ainda estavam rolando partidas nervosas por lá.
Ou seja, mesmo eu não jogando nada (eu realmente não me importo em jogar em encontros, gosto de ficar livre para circular e bater papo), foi um evento muito legal, onde se vê o esforço do pessoal em trazer opções legais de diversão para os nerds entocados desta cidade!
No G+ do pessoal do Arena RPG você pode conferir um monte de fotos do evento. Veja só como foi bacana, e que venham os próximos!

Dê um pitaco, não custa nada