Casa nova e reportes de campanha

Moving out.
E aí eu agora sou Blogger. Depois de me irritar à exaustão com o WordPress, tive que mudar, e até que a nova casa não é tão ruim. Como me disse o Phil, velho guerreiro da “cena” nacional do errepegê, o Blogger hoje em dia tem uma customização muito boa até mesmo pra quem é uma anta como eu e não consegue usar html (e olha que já estudei isso, acho que é trauma :P). 

Sendo assim, esse post é mais para avisar os amigos e visitantes que infelizmente já não me encontro no mesmo endereço. 

Pra quem assina o meu feed, provavelmente já vai receber este post e começar a receber normalmente as atualizações do Birosca. Peço até desculpas, porque provavelmente os assinantes receberam dezenas de atualizações de repente (avoado como sou, mudei o endereço do feed antes de repostar :P).
Porém, só pra não perder a oportunidade, vou botar alguma substância nessa postagem. Faz um tempo que não mestro (como disse na fanpage e no blog, problemas de saúde + drama do sistema) e estou só de jogador, então basicamente minha produção de RPG tem se concentrado em preparar meu hack caseiro de Old Dragon (que estou chamando de Advanced Dragon, e basicamente é o OD com alguns conceitos mecânicos que gosto inspirados em outros sistemas) e reescrever os reportes da minha crônica de Supernatural, a Potestade.

Não sei se vocês fazem isso, mas hoje em dia gosto de manter um registro dos acontecimentos das minhas campanhas, porque minha memória é péssima e já passei poucas e boas (apesar de ser difícil pra todo mundo lembrar de antigos eventos de jogo). Nas campanhas de fantasia costumo usar uma estrutura de sessões-data-tópico, onde escrevo o que aconteceu em cada sessão de jogo, separado pelos dias que se passam na campanha, organizado em tópicos (um exemplo aqui).
Como essa crônica de Supernatural foi a primeira de outro gênero que narrei em anos – sim, passei um bom tempo só narrando D&D -, resolvi adotar um esquema diferente. Criei um blog e passei a escrever os relatos por “episódio”, já que é um jogo baseado em uma série de TV episódica e vagamente contínua. Cada aventura durava mais de uma sessão, então eu ia organizando e escrevendo de forma bem romanceada, pra que cada uma ficasse um continho bacana e divertido de ler. 
Só que os jogos foram acontecendo mais rápido do que eu podia escrever os contos, e no fim das contas tinha apenas 4 escritos e mais de 30 episódios jogados. Assim, resolvi reescrever tudo de forma bem menos romanceada e mais sucinta, pra poder alcançar os episódios atuais um dia. 
Já escrevi o primeiro e estou escrevendo os outros (na verdade resumindo o que tem escrito), e espero continuar com uma frequência melhor. Quando estiver com muita paciência e tempo, continuo romanceando os episódios, e assim acho que vai dar certo.
E aí me vem à mente os reportes de sessão de blogs (tenho intenção de começar uns aqui, portanto estou pensando mais nisso). Já ouvi muitos dizerem que gostam de uma coisa mais literária, outros se interessam mais pelas decisões e pensamentos do mestre enquanto narrava a aventura ou testava o sistema. 
Já vi reportes extremamente sucintos, com poucos tópicos sobre o andamento da história. Mas vou dizer que prefiro um equilíbrio entre tudo isso, com um pouco de lúdico e literário, alguns comentários do narrador, sem se perder demais. Tentei ser literário demais, e acabei preferindo esse estilo equilibrado.
E vocês, fazem reportes? Como preferem?

6 comentários em “Casa nova e reportes de campanha

  1. Diários de campanhas em estilo mais literário são legais, só que a verdade é que dão um trabalho da mulesta. No quesito produção e de se manter em dia, o melhor são diários mais pontuais e básicos. :)

    Curtir

  2. Sobre os reportes, eu prefiro ambos em equilíbrio, mas talvez bem distintos. O texto em forma de romance (suicida) e notas do mestre em uma caixa de texto ou qualquer outra forma de separar sem “atrapalhar” o outro.

    E gosto bastante da forma como você fez com aquela aventura da princesa élfica desaparecida…

    Espero que você já esteja melhor de saúde e abraços o/

    Curtir

Dê um pitaco, não custa nada

