O aniversário do grande mestre

Hoje o grande mestre da fantasia, J.R.R. Tolkien, completaria 121 anos. Não fosse ele, eu provavelmente não estaria aqui, e não seria tão apaixonado por fantasia. 
John Ronald Reuel Tolkien nasceu na África do Sul e foi viver na Inglaterra com a mãe e irmão, se naturalizando britânico. Desde pequeno foi fascinado por linguística, e se formou em Literatura Inglesa um ano após casar com Edith Bratt. Lutou na Primeira Guerra Mundial e sobreviveu à Batalha do Somme, onde morreram mais de 500 mil soldados. Seu filho John nasceu um ano antes dele contrair tifo e retornar à Inglaterra, para começar a carreira que o tornou imortal. 
Tolkien iniciou os Contos Perdidos, que mais tarde se tornaram O Silmarillion, assim que voltou a Oxford. Tornou-se filósofo e professor universitário de anglo-saxão (assunto no qual foi considerado um dos maiores especialistas), embora conhecesse dezesseis outros idiomas. Era um filólogo tão gabaritado que criou seus próprios idiomas, incluindo o quenya e o sindarin (uma piada recorrente nossa é que o velhinho só criou a Terramédia para ter onde aplicar os idiomas que criou =P). Era um católico convicto e um bom pai, tanto que escrevia bastante para os filhos (incluindo aí O Hobbit).
O mestre começou O Hobbit em 1937, mas apenas ao lançar O Senhor dos Anéis passou a ser conceituado, sendo sua obra um clássico cult instantâneo na época da contracultura. Mesmo precedido de outros escritores de fantasia, Tolkien ficou conhecido como o pai da literatura fantástica moderna, com material traduzido para mais de 34 idiomas, mais de 200 milhões de cópias vendidas e uma geração inteira influenciada. Em 1972, recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Letras de Oxford, e conquistou a Ordem do Império Britânico, sendo sagrado Sir pela Rainha Elizabeth. Morreu aos 81 anos, e foi enterrado ao lado da sua amada Edith. Deixou um legado insuperável, que o fará ser lembrado para a eternidade.
Inspirada na desencontrada mitologia europeia, especialmente nas canções nórdicas (Beowulf, O Anel dos Nibelungos, etc.), a obra de Tolkien influenciou bastante a fantasia e a arte em geral. Cinema, música, desenhos animados, literatura, HQs, games e principalmente o RPG bebem muito de sua fonte. O RPG em especial foi criado segundo a cartilha da Terramédia, e por mais que muitos de nós vivamos querendo sair dos moldes da fantasia tolkeniana (eu incrementei muito minhas histórias com caras como Bernard Cornwell, Georde Martin e Glen Cook), bastou O Hobbit estrear no cinema e cá estou eu, extremamente empolgado com anões e hobbits e reavivando uma campanha antiga nossa que foi extremamente influenciada pela Terramédia.
Sendo assim, segundo meu sócio Fabiano Neme (que é mais aficcionado por Tolkien que eu), a Tolkien Society promove todo ano um brinde mundial em memória ao Professor. Onde quer que você esteja hoje, às 21h do horário local, erga um copo da bebida que estiver bebendo e diga “The Professor” (ou “ao professor”) e dedique o seu primeiro gole ao homem que mudou para sempre a literatura fantástica.

Edit: curiosidade trazida pelo Neme à lista do Old Dragon: Tolkien criou o legendarium (o conjunto literário de lendas dele, ou seja, a ficção fantástica da Terramédia) com dois objetivos, para dar embasamento mitológico para o quenya e o sindarin, e o outro para dar à Inglaterra uma mitologia. Ele sempre invejou a riqueza da mitologia nórdica, grega e romana e sempre se irritou que o país dele não tinha uma mitologia no mesmo nível. Então criou Arda (o mundo onde fica a Terramédia), que tem interessantes paralelos com a Europa. Os hobbits, por exemplos, são as pessoas simples que vivem no interior da Inglaterra, alheios a tudo e todos, fumando cachimbos, plantando suas hortinhas e comendo sua comida orgânica (ele mesmo se considerava um hobbit, é só ver que ele sempre posava para foto com um cachimbo na mão :D). 

Fonte: post de Diego Vieira 
Anúncios

2 comentários em “O aniversário do grande mestre

Dê um pitaco, não custa nada

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s