XIII Encontro de Jogadores de RPG – reporte

Como eu disse há alguns dias atrás, eu, a patroa Elisa e o broder Diego passamos o carnaval nos divertindo e reencontrando amigos lá no XIII Encontro de Jogadores de RPG, em Campina Grande-PB. Geralmente posto os reportes na semana seguinte, para digerir legal o evento e reunir fotos (mentira, é que eu esqueço), então cá está o “como foi” na minha visão. Caso você esteja com preguiça de ir lá no post que fiz antes, repito: o evento rolou dias 09, 11 e 12 de fevereiro, organizado pelos heróis da Confraria RPG, um dos dois grupos que move o nosso hobby na Paraíba (o outro é o Arena RPG, daqui de Jampa, que também marcou presença lá, na figura dos gente finíssimas Jefferson, Diósthenes e Cíntia).
Este ano o tema do evento foi totalmente voltado para Blood & Honor, o jogo de samurais que nós da Redbox estamos lançando. Porém, como sempre Murphy apareceu e o B&H não pôde ficar pronto a tempo do encontro (houveram alguns problemas técnicos). Para melhorar tudo, fiquei até sábado esperando que o Sedex entregasse os produtos da editora para vender lá, mas eles nos trollaram e seguraram o pedido em uma agência da cidade, para que eu pegasse só depois. Graças a isto, não pude comparecer no primeiro dia (09/02). Pelo que os amigos disseram, rolou muita jogatina de RPG, boardgames e cardgames, sorteios, uma oficina de cenário e criação de personagens para o live de Blood & Honor (que foi na segunda 11/02) e o live “Auto do Perpétuo do Litígio” (uma história na Idade das Trevas, jogada em um enorme tablado subterrâneo!). Depois ainda fizeram o velho churrasco hardcore anual, onde me falaram sobre gente tomando 8 shots de vodca seguidos. Loucura!
Na segunda, houve a aguardada oficina do Jeferson Kalderash para adaptar Guerra dos Tronos para Blood & Honor (intriga, sangue e guerras? Check), que eu perdi porque cheguei na hora do almoço. Rever os amigos campinenses e cearenses é muito bom, assim como encontrar todo aquele pessoal se divertido e gerando uma ótima energia para o evento. Conheci o grande Dmitri Gadelha, do Vila do RPG (muito gente boa, e um grande equilibrador de peças!) e o lendário Leishmaniose (aquele cara que sempre fala “bonanças” das mensagens e postagens de blogs) e fiquei mosqueando a tarde toda pelo estande da loja The Dungeon, novo bazar nerd do Kalderash e seu sócio Ydalecio Junior, onde comprei camisetas (valem a pena, baratinhas e bem legais), dados e minis. Ainda rolou uma palestra/mesa redonda com Nathan Cirino, professor mestre (nos dois sentidos :D) da UFCG, sobre criação de personagens no teatro e no RPG. Bem bacana, e me deu muitas ideias legais para postar aqui no Birosquete.

À noite foi o tão aguardado live de Blood & Honor. O pessoal da Confraria é ultra competente em fazer live-actions (tanto que organizaram o do último Arena RPG), e os jogadores de Campina Grande são extremamente empolgados e dedicados. Caracterização excelente de samurais, geishas e daimyos, interpretações impressionantes (um cara estava ferido depois de um duelo, e falava rouco porque teve um ferimento na garganta) e reviravoltas de trama fantásticas. Por exemplo, a esposa – jogadora – de um daimyo descobriu que era traída, e cometeu sepukku, escrevendo “sangue e honra” na parede com seu próprio sangue – tudo imaginário, lógico! A história do live era a seguinte: o Senescal do Shogun escolheria seu novo general no inverno, e quatro clãs queriam que seu daimyo fosse o eleito. Assim, tentavam agir com honra e destruir a reputação dos outros clãs, descobrindo e expondo podres (com uma mecânica especial de Pontos de Honra). Houve passagens de estação, partidas de goo (um jogo de tabuleiro tradicional japonês, descrito no livro), duelos, traições e um final tarantinesco, com muito sangue, katanas, bombas e mortes! Definitivamente valeu a pena, e o pessoal adorou o B&H.
Saindo de lá, fomos comer no famoso Madrugão, com uma batata recheada que derrubou todo mundo (a pequena mata duas pessoas, e a grande mata no mínimo três!), e em seguida tomar budweiser no famoso Bar do Cuzcuz, chique todo. :D

Na terça, muita diversão com mais jogos, incluindo uma fantástica apresentação de kendo (simmm!), a gravação ao vivo do videolog Mesa de Encontros (do camarada Matheus Medvedeff) e uma sessão de Old Dragon mestrada por mim, com uma história no meu cenário de fantasia. Divertidíssima por sinal, com um cavaleiro “Prince Charming” (humm boiola :P) e uma força tarefa caçando estranhos bandidos que assolam um baronato e parecem lobos, como em 13º Guerreiro (prefiro o livro, Devoradores de Mortos). Aliás, o safado do João Paulo “Moreau do Bode” ficou de fora porque foi jogar aquele tal de Storytelling! Graças à indicação do pessoal, estou pensando em fazer um gancho aqui no Bira ou até mesmo um PDF gratuito bonitinho com a aventura. Por fim, rolaram diversos sorteios, incluindo livros nossos (que vão para o pessoal via correios).

A propósito, sem querer criar polêmicas, mas também para desmistificar um pouco as teorias de que os boardgames estão matando o RPG (ao menos aqui rola uma discussão ferrenha disso), tivemos mais mesas de RPG do que de board e cards! Fantástico!
Concluindo, um encontro fantástico, onde mais do que o social finalmente pus em prática minha ideia de mestrar spin-offs das minhas campanhas em eventos (enriquece demais seu cenário, recomendo geral) e pude curtir bastante. O pessoal da Confraria está, como sempre, de parabéns. Agradeço aos amigos já citados e aos grandes Alisson, Luiz, Gilliard, Lorena, Vanga e Washington. Até ano que vem, na DÉCIMA QUARTA edição deste próspero evento! 
Fotos do evento? Aqui e aqui.
13 comentários em “XIII Encontro de Jogadores de RPG – reporte

  1. Sobre o “seppuku”. As mulheres da casta samurai não praticavam o Seppuku, mas sim o Jigai, que era o ato de cortar a jugular. Nada que esse troca de termos deixe de tirar a grandeza do live, obviamente.

    Eu concordo que os board games não matam o RPG no cenário nacional. Tanto que eu nunca disse isso. Mas ainda bato na tecla que aqui nos eventos de JPA alguns board games roubam jogadores de RPG. O pior é que eu já ouvi falar da boca dos próprios jogadores. :(

    Alguns membros da confraria me disseram que estava equilibrada as mesas de BG e RPG, mas que no último dia deram mais BGs.

    Que bom que você gostou do evento, pena eu não poder ter ido participar. Mas fico tranquilo que, como sempre, o evento está em excelentes mãos.

    Curtir

  2. O evento foi sensacional! Bem melhor que o último que eu tinha vindo (2011). Também gostei da experiência de narrar uma aventura curta em um evento. Tem que se ter tato e planejar bem o que se vai fazer, caso contrário não dá tempo terminar a história. Perdi a palestra da segunda-feira por causa disso. A história cresceu demais e quase não dava tempo terminar no horário programado.
    Queria ter jogado na tua mesa de OD, mas já estava numa de The Walking Dead (utilizando WoD), que foi muito foda! (Com direito a Maísa do SBT salvando o jogo)
    Finalmente também conheci o famoso LARP! E como é divertido esse negócio, hein? Sempre após alguma atividade eu dedicava alguns minutos para ganhar XP na luta com Espada + Escudo XD

    Espero poder colar no evento ano que vem e que você também jogue na minha mesa, seu sacana!

    Curtir

  3. Muito bacana seu relato e o evento, Dan! Foi uma satisfação conhecer você e a patroa pessoalmente. Cara, aquela batata do Madrugão tá virando uma lenda, né? E olha, eu só consegui equilibrar aquela torre de peças porque eu não tinha tomado umas geladas na terça com vocês, hahahaha… Até a próxima, camarada!

    Curtir

  4. O evento foi excelente, o legal é que todo ano o negócio só melhora. Achei boa a localidade por ser de fácil acesso e central. Conheci ótimos board games, sistemas de rpg muito legais e revi muita gente que, praticamente, vejo uma vez por ano!
    Infelizmente não deu para pegar um Blood & Honor autografado pelo Dan Ramos, nem mestrar aventuras, nem jogar na mesa do Dan ou o card game Goblins com o Bode.
    E por mim esse tipo de evento seria 1 por estação! =D

    Curtir

Dê um pitaco, não custa nada

