Minhas fichas de personagem de Old Dragon e Dragon Age e Mundo das Trevas Fantasia

E aí, pessoal! Vou aproveitar para um post rápido nessa sexta-feira modorrenta, compartilhando com alguém que porventura queira usar ou esteja curioso com as fichas que desenvolvi para os RPGs que mestro atualmente. Eu sou bastante paranoico com umas coisas, e uma delas é que só me sinto bem ao mestrar um RPG quando a ficha sou eu mesmo que faço. Sendo designer, minha cabeça funciona de maneira mais visual que o normal (eu sei, é frescura), de modo que eu sinto que o jogo fica mais legal com uma ficha evocativa do jeito que minha cabeça concebe. Além disso, eu gosto de incluir informações que nem sempre os autores originais inserem nas fichas, ou usar espaços maiores, dar mais ou menos importância a alguns campos graças ao uso em jogo, etc.

Existe, aliás, todo um assunto ao redor de fichas de personagens. Alguns jogadores deixam com seus narradores, outros ficam com as fichas e são extremamente enciumados com elas (já vi alguém dizer, na lista de e-mails da Redbox, que “narrador nenhum ficha com fica minha, se ele quiser me forçar a entregar eu saio da campanha”). Acho engraçado essas pequenas diferenças entre os grupos. Aqui eu sempre fico com as fichas numa pasta-fichário, e todos achamos que é mais seguro assim – além de evitar coisas como jogadores esquecendo as fichas em casa, e outros inconvenientes. Conta aí nos comentários como você faz com seu grupo.
Bem, a ficha de Old Dragon foi feita porque eu gosto de fichas em A4, apesar das fichas A5 padrão oficiais (que bem, fui eu que fiz também :P) serem uma mão na roda para eventos e tal. Nela eu já coloquei novos campos, como espaço para Especialização e na parte de trás, espaço para as habilidades da Especialização nos níveis certos. Esse tipo de coisa facilita bastante para achar informações na hora do jogo. Eu sei que está bem parecida com as fichas do D&D 3.5 e Pathfinder, mas eu gosto desses quadrados pretos (como você vai notar nas outras).
A ficha de Dragon Age RPG foi feita principalmente porque eu acho a ficha oficial, assim como outras que apareceram na net, feiosas e mal distribuídas. A minha, além de eu ter usado elementos visuais do game, possui as façanhas de combate e magia do Conjunto 1 e 2 já na frente para rápida consulta (nem todo mundo tem aquelas fichinhas de façanha o tempo todo à mão), espaço para tesouros e um “mini-grimório” para anotar alguns feitiços (embora não tenha espaço para a descrição).

A ficha do Mundo das Trevas Fantasia é para quem ainda estiver curioso com aquele hack que eu estava tentando fazer.

Edit: cabou o blog, sumiu os links, reupei as fichas aqui. Pra baixar, clique nos nomes.
8 comentários em “Minhas fichas de personagem de Old Dragon e Dragon Age e Mundo das Trevas Fantasia

  1. Como jogadora, prefiro dxar com o mestre, afinal, os jogos geralmente são na casa do msmo (ou seja, tu xD), como narradora, eu prefiro mantê-las, msmo que toda sessão eu tenha q ir pra casa dos jogadores (problemas internos, por isso não narro em casa :( ). O risco de alguém esquecer é bem menor e de tentar mudar algo tbm! =D

    Ah, vou começar a testar teu FST (um pouco modificado pro cenário que quero :P ) semana que vem. Talvez eu comente algo =D

    Curtir

  2. Muito legal as fichas.

    Eu gosto do formato A5 pela praticidade e facilidade de se guardar e levar por aí. Só que uso as fichas assim só no Old Dragon, com o bloco de fichas. Os outros jogos são todos em ficha A4.

    E outra, se eu sou o mestre sempre mantenho todas as fichas guardadas comigo e não tenho nenhuma ficha dos personagens com que jogo.

    Sempre fica com o mestre!

    Curtir

Dê um pitaco, não custa nada

