Fortaleza do RPG 2013 – Reporte

Saudações, caros convivas. Tinha um tempinho que eu não conseguia ir em eventos, e no finalzinho do ano passado recebi um convite mais que fantástico para conhecer apenas a maior convenção de RPG do Nordeste atualmente, o FORPG – Fortaleza do RPG 2013.

Demorei tanto para postar sobre isso aqui porque entrei num pequeno recesso de fim de ano, mas agora cá estamos.

A terceira edição do FORPG foi realizada dias 21 e 22 de dezembro, no incrível Pirata Bar, de frente para a Praia de Iracema. A entrada foi franca, e o evento contou com mesas de RPG, estandes, palestras e muito mais.

O evento é organizado pelo Vila do RPG, grupo que movimenta bastante a cena rpgística lá de Fortaleza, encabeçado pelo grande Dmitri Gadelha. O Vila também tem um dos maiores blogs de RPG do país, que no momento está em manutenção, mas logo volta para continuar o bom trabalho. Leia uma entrevista com ele e saiba mais sobre o grupo, o evento e o blog no Filhos da Gehenna.

Após conhecer um pouco da enorme cidade de Fortaleza na sexta à noite, onde fui recebido muito bem pelos broders cearenses (já menciono todos), chegamos no local do evento no sábado de manhã.

Deixem-me contar a perspicácia por trás da localização deste evento: um bar chamado Pirata, em um centro cultural chamado Dragão do Mar. Tem como ser mais climático? O bar em si é uma área enorme (porque tem eventos grandes lá, pelo que me disseram), muitíssimo bem construído para dar a impressão de que você está entre uma taverna de um porto caribenho e um autêntico navio pirata. Barris, estátuas de bucaneiros, mastros, cordames, redes, placas com nós piratas, tudo muito bonito e estiloso (Rafão Araújo, você e os bucaneiros do Reduto iam pirar nesse bar!). E ainda por cima o dono é RPGista. :D

Vou confessar que nunca me acostumei com essa pequena fama nossa, até porque todo mundo sabe como a gente da Redbox é acessível, não tem frescura em bater papo (até dá umas derrapadinhas de vez em quando, mas faz parte), e sempre tenta tratar todos de igual pra igual. Então mesmo com o selo de convidado especial e autógrafos pra dar, acabei me misturando fácil.

1502303_399343316835614_324494038_o

De modo geral, o pessoal do Ceará merece a boa fama: gente acolhedora, sorridente, conversadora. E além do fato de conhecer um monte de broders cearenses no evento (o próprio Dmitri, sua esposa Neyla, Jefferson Kalderash que era do Paragons, Moisés Saraiva, Gilliard Oliveira que é da Confraria RPG de Campina Grande, Isaac Brígido, etc.), logo encontrei para bater papo o mastermind da Unza Thiago Edwardo, o blogueiro Jan Piertezoon (com quem troquei umas ideias sobre meu Mundo das Trevas Fantasia, que ele me deu a honra de adotar), o George Alves da lista de discussão da Redbox, o brodão ex-blogueiro Mário “Jagunço” Castro, entre outros queridos.

Como não tinha terminado ainda a aventura que mestraria no evento (é meu fi, correria na semana), decidi passar o sábado batendo papo com o pessoal, conhecendo gente e tudo mais. Conheci o Erivaldo Fernandes, grande fomentador do Old Dragon lá nos eventos (e na internet, com seus inúmeros mapas modulares e outros materiais legais) e assisti a uma palestra sobre dragões da literatura influenciando o RPG (ministrada por Soares Jr., professor e estudioso de Tolkien).

Conheci outros membros do Vila do RPG, como Helton, Rodrigo (e sua esposa Fernanda, e seus três filhos show de bola, já no caminho do repegê), Stênio, e mais alguns que posso ter esquecido o nome – perdoem minha memória porcaria.

As atividades do FORPG, aliás, são impressionantes. Eu não sei como eles conseguem tanta gente pra palestrar e fazer atividades. Tinha várias que eu queria ter assistido mas não deu (como a de Anne Rice de Stênio), tinha um cara fazendo tronos de ferro show de bola (e não deu tempo de comprar), teve um jogo com 25 pessoas de Cidade Dorme medieval com lobisomens (pra quem não sabe, é parecido com Detetive, mas sem tabuleiro), tinha boardgames e cardgames, e o melhor, MUITAS mesas de RPG! Chega dava gosto ver, principalmente pelo fato de que tinha muitas de Old Dragon. :D

(na noite do sábado, os safardanas cearenses me levaram pra um bar de motoqueiros chamado Rota 66, onde rolou um blues sensacional e altos shots, até de manhã. Mas passemos adiante.)

No domingo, óculos escuros e mais evento! Mário estava para narrar O Um Anel, e eu estava louco para jogar, mas eu também ia narrar naquela tarde, então ficou para depois (vou cobrar, Jagunço!). Então reuni cinco bravos heróis na minha mesa, e começamos Ossos Gélidos, uma aventura de minha autoria, para personagens de oitavo nível. Eu venho explorando níveis mais altos no OD, e quero ver se num futuro próximo lanço esses materiais.

Na história, os aventureiros foram investigar uma vila isolada nas montanhas, a pedido de um patrono, que estava sendo assolada pelos mortos insepultos. Ao chegar na vila enevoada, descobriram que havia um mal a ser expurgado nas profundezas escarpadas e frias.

1496384_399342983502314_2025017895_o

Nesse ínterim, tivemos Erivaldo desenhando os mapas de combate em tempo real, jogadores altamente interessados, o jogador do mago (Fernando Machado, também mestre de OD) fazendo ações old school para derrotar um monstro invisível, e muita diversão e gritaria. Esqueci o nome dos outros três jogadores, infelizmente; perdão, guys. Mas foram todos muito bem, e me fizeram voltar a ficar animado em mestrar em eventos!

Após o jogo, corri para começar minha palestra (haja gogó). Por Dentro da Caixa Vermelha foi um papo sobre a trajetória da Redbox, desde quando éramos três insatisfeitos com as novas edições do D&D, através do tempo onde eu sofria desenhando tudo, até os dias de hoje com nossa comprovada e conhecida qualidade e os prospectos para o futuro (esse ano, se tudo der certo, vai ter muita surpresa boa!). Espero não ter sido muito chato, mas pela interação do pessoal, acho que deu tudo certo.

Enfim, este evento foi sem dúvida um dos pontos mais altos (rpgístico e profissional) do meu 2013. Foi muito legal e divertido, e eu quero agradecer a todos que estiveram lá pelo carinho e simpatia, incluindo os broders que eu já citei aqui e todos os que não citei, mas bateram papos legais comigo. Espero que vocês continuem assim, fazendo bonito e dando exemplo para os outros estados do Nordeste, onde os jogadores ficam enfiados em suas masmorras, e os heróis que tentam organizar eventos (pessoal da Confraria e da Arena RPG, por exemplo) precisam desencavar o pessoal o tempo todo. Que venha 2014 e os eventos só cresçam!

Ah sim, vejam um monte de fotos na cobertura oficial do evento. :D

11 comentários em “Fortaleza do RPG 2013 – Reporte

  1. “Então reuni cinco bravos heróis na minha mesa, e começamos Ossos Gélidos, uma aventura de minha autoria, para personagens de oitavo nível. Eu venho explorando níveis mais altos no OD, e quero ver se num futuro próximo lanço esses materiais.”

    Eu vivo dizendo pro povo aqui de Fortaleza:

    Narrem OD em nível 20! Quero ver como o jogo é em nível 20!

    :D

    Curtir

  2. Meu caro Medonho, vou convidar o Felipe Pep, um aliado da RB que mestrou uma aventura do OD até o 20º nível (mas não sei se ele começou no OD ou trocou de sistema) para narrar sua experiência por aqui ou no blog da Redbox, de tanto que o povo pergunta! :D

    Curtir

  3. Dam, eu estava no PIRATAS BAR em Fortaleza ^_^ ti conheci lá

    Adorei conhecer melhor sobre a Red box e sobre seus produtos.

    Me simpatizei demais com vocês, Dam e a galera que tá nesta aventura
    de fazer produtos rpg nacionais e de qualidade surpreendente -_- admirável.
    Belo trabalho . . .
    .
    ^_^ Vou comprar

    Curtir

  4. Grande Dan!

    Foi uma grande satisfação tê-lo como convidado especial do FORPG 2013, meu camarada. Agradeço demais sua dedicação e elogios ao evento – e ainda mais a arte original do Bestiário Old Dragon que ganhei! Pode ter certeza que é isso que nos faz continuar a fazer esse trabalho, tendo como retorno a paixão pelo RPG, apesar de todas as dificuldades.

    Espero que nos anos seguintes você, Elisa, Rafael e o pequeno Heitor possam aparecer por aqui, pois serão muito bem recebido por nós.

    E, por fim, que venha o próximo FORPG!

    Curtir

  5. “O Calabouço do Medonho”, um dos primeiros blogs de RPG que frequentei :)

    O evento parece ter sido muito bacana, espero um dia poder conhecer o pessoal da Redbox e do grupo de e-mail pessoalmente. Abraços!

    Curtir

Dê um pitaco, não custa nada

