Tradução do Dragon Age RPG Set 3 Open Playtest #11

E aqui estamos no último post da tradução livre do playtest aberto do Set 3 de Dragon Age RPG, feita sem fins lucrativos. O terceiro conjunto do sistema trará regras para personagens de nível 11 a 20, além de vários históricos, especializações, monstros e tudo mais. Obviamente, muita coisa deve mudar na versão final.

O décimo primeiro post traz a parte de itens superiores e uma lista de itens mágicos, expandindo tudo que você viu nos Conjuntos 1 e 2.

Definitivamente os itens mágicos de Dragon Age RPG são muito legais, sempre com algumas linhas descritivas e históricas inspiradoras. Vale a pena para qualquer sistema e cenário, portanto não hesite em roubar para o seu jogo de casa.

Agradecimentos ao grande Igor Moreno por me ajudar com alguns termos, já que eu não possuo o Set 2 em português.

O terceiro conjunto do jogo infelizmente continua sem ser lançado, provavelmente por causa da Bioware. Enquanto a Jambô não traz para o Brasil, espero ter ajudado mestres e jogadores que não possuem paciência para usar o material em inglês e estão ansiosos para usar as regras até o 20º nível.

Peço desculpas por eventuais erros de tradução e más escolhas de termos, mas não sou um tradutor profissional, apenas um amador bem-intencionado.

Itens superiores

O Conjunto 3 introduz quatro novos níveis de materiais superiores tanto para armas de madeira quanto de metal, além de seis novos materiais para armaduras.  Estes materiais são extremamente raros, usados portanto para a criação de itens verdadeiramente magistrais, quase todos únicos, uma vez que o custo dos materiais sozinho desencoraja a produção em massa.

Embora todos os pormenores de itens obra-primas e superiores possam ser encontrados no Guia do Mestre do Conjunto 2, os materiais de qualidade superior das tabelas encontradas lá foram incluídas aqui para facilitar a referência.

Efeitos de matéria-prima em armas

Metal Red. For. mín. Nv bôn. talento Foco
Ferro
Aço -1
Veridium -2 um nível
Argentite -2 um nível Sim
Osso de dragão -3 um nível Sim
Aço branco -3 dois níveis Sim
Aurum vulcânico -3 três níveis Sim
Metal das estrelas -3 três níveis Sim (+3)
Madeira Red. For. mín. Nv bôn. talento Foco
Olmo
Freixo
Teixo -1
Madeira branca -2 um nível
Casca-de-ferro -2 um nível Sim
Madeira silvícola -3 um nível Sim
Espinheiro de dragão -3 dois níveis Sim
Vhenadahl -3 três níveis Sim
Madeira-coração ancestral -3 três níveis Sim (+3)

Efeitos de matéria-prima em alcance de armas

Material Alc. curto aum. Alc. longo aum.
Olmo
Freixo +10%
Teixo +10% +25%
Madeira branca +25% +50%
Casca-de-ferro +50% +100%
Madeira silvícola +100% +125%
Espinheiro de dragão +125% +150%
Vhenadahl +125% +150%
Madeira-coração ancestral +125% +150%

Efeitos de matéria-prima em armaduras

Material Melh. pen. arm. Bns. val. Arm.
Pele de draco +1
Pele de dragão +1 +1
Ferro
Aço
Veridium +1
Argentite +3
Osso de dragão +4
Aço Branco +4 +1
Aurum Vulcânico +5 +1
Metal das estrelas +5 +2

Itens mágicos

A lista de itens mágicos temporários e permanentes foi largamente expandida aqui daqueles listados nos guias do mestre do Conjunto 1 e 2. Esses itens são adequados para personagens de níveis 11 a 20.

Muitos desses itens possuem os benefícios de itens obra-primas e superiores em adição aos seus efeitos mágicos, listados na entrada de cada item. Onde benefícios semelhantes são listados separadamente, devem ser combinados para um efeito total. Por exemplo, uma adaga obra-pimra mágica pode ter um bônus de ataque de +2 decorrente de seu encantamento e +1 de bônus de ataque porque é obra-prima. Tal adaga daria ao seu usuário um bônus de +3 no ataque.

Itens mágicos temporários

Poção de cura maior
Esta infusão é feita de essência destilada de ervas encantadas com magia de Criação. Mais poderosa que poções de cura comuns, é sabido que apenas um gole restaura a energia dos membros mais cansados. Beber uma poção de cura maior exige uma ação ativar e restaura até 6d6 + Con de Saúde perdida.

Poção de cura potente
Trabalho de um herbalista mestre, poções de cura potentes levam semanas para preparar, mas possuem alta demanda entre guerreiros que podem pagar. Beber uma poção de cura potente requer uma ação ativar e restaura até 8d6 + Con de Saúde perdida.

Poção de lyrium maior
Mais potente do que a poção de lyrium comum, este extrato é turvo com lyrium refinado. Beber uma poção de lyrium maior requer uma ação ativar e restaura até 3d6 + Magia pontos perdidos de mana.

Poção de lyrium potente
Considerada insegura por alguns magos devido à sua dose inebriante de lyrium refinado, este extrato não deixa de ser usado como um meio de restaurar significativas reservas mágicas. Beber uma poção de lyrium potente requer uma ação ativar e restaura até 4d6 + Magia pontos perdidos de mana.

Bálsamo de rocha
Este pote de pomada malcheirosa brilha devido à gordura animal e manchas de quartzo usadas na sua criação. Quando administrado endurece a pele, proporcionando ao usuário um bônus de +2 em Armadura, mas ao custo de -4 na Velocidade. Bálsamo de rocha pode ser aplicado em cinco minutos e dura uma hora antes do seu encanto se dissipar e ele reverta em gordura e lascas de pedra.

Incenso da prontidão
Este incenso combina lyrium processado com uma variedade de ervas para criar uma fumaça de alteração mental. Quando inalada, a fumaça concede ao usuário um bônus de +2 na Defesa e em todos os testes de Percepção durante uma hora. Acender e inalar um incenso da prontidão exige uma ação ativar.

Bálsamo veloz
Esta pomada tem cheiro de menta e formiga ao toque. Quando esfregada na pele, concede ao usuário um bônus de +5 na Velocidade ee reduz o custo da façanha Ataque Relâmpago e Golpe Duplo em 1 PF. Os efeitos de um bálsamo veloz duram apenas 10 minutos após ter sido aplicado.

Sal de proteção
Uma mistura de sal marinho e lyrium refinado, sal de proteção é usado para resguardar uma área contra demônios. Qualquer demônio, manifestado ou possuindo uma criatura ou cadáver, deve ter sucesso em um teste de Magia (espírito) contra NA 20 para atravessar uma linha de grãos. Uma bolsa de sal de proteção contém o suficiente para proteger as portas e janelas de uma única casa modesta, e dura um mês antes de precisar ser reposto.

Incenso do foco
Uma mistura pungente e amarga de ervas, este incenso melhora o foco e concentração. Quando inalado, concede +2 em todos os testes de Astúcia por uma hora. Esta concentração vem com um preço, todavia: o usuário deve ter sucesso em um teste de Constituição (vigor) contra NA 15 ou sofre uma penalidade de -1 em Astúcia por mais uma hora devido a dores de cabeça debilitantes.

Itens mágicos permanentes

Barra lateral: O peso da História

Muitos dos itens apresentados aqui possuem uma longa história associada a eles. A maioria possui um pedigree heroico, mas alguns são infames como ferramentas de grandes vilões. De qualquer maneira, pessoas esclarecidas provavelmente vão reconhecer os itens pelo que são e julgar pela associação dos personagens os empunhando. Além de quaisquer benefícios ou penalidades sociais descritas na entrada de um item específico, mestres devem sentir-se livres para aplicar bônus ou penalidades a reações com base em como a pessoa se sente a respeito do item.

Modificadores de ±1 são mais comuns, mas modificadores de ±2 ou ±3 são possíveis em caso de reações radicais. Tenha em mente também que esses bônus e penalidades se aplicam apenas quando um npc está ciente da história de um item.

[[os itens a seguir são exemplos de itens prontos para ser personalizados ou mais detalhados para qualquer campanha pelo mestre. Itens adicionais com talentos e focos específicos definidos estão por vir.]]

A Cauda do Tigre
Benefícios superiores (como argentite): Nível de talento bônus: um nível
Benefício de foco: sim
Este longo bordão de carvalho foi suavemente desgastado por anos de manipulação e é quente ao toque. Ambas as extremidades são carbonizadas e enegrecidas, como se por um incêndio recente. Um mago empunhando uma garra do tigre enquanto lança um feitiço Primal pode optar por perder 4 Saúde em troca de +1 no poder de feitiço daquele feitiço. Pode-se obter até 3 de poder de feitiço desta maneira.

Húbris
Benefícios superiores (como osso de dragão): Nível de talento bônus: um nível
Benefício de foco: sim
Dito ser o único memento de um mago de Nevarra que acreditava ser o igual de um demônio do orgulho, este cajado está gravado com arabescos refinados de ouro. Ele concede +2 em testes de Comunicação (comando), e magos o usando recebem +2 em testes de Magia realizados para lançar feitiços de Espírito.

Cajado do hipnotizador
Este cajado retorcido é coberto de padrões espiralados que parecem torcer e se contorcer sob o olhar e toque. O cajado do hipnotizador concede +1 em testes de ataque com Lança Arcana e dá a todos os alvos -2 em Vontade (disciplina) para resistir a feitiços lançados pelo usuário.

Espada-meteoro
Benefícios de obra-prima: Bônus de ataque: +1
Bônus de dano: +1
Benefícios superiores: Força mínima: -3
Nível de talento bônus: três níveis Benefício de foco: sim (+3)
Espaços para runas: 1
Forjada a partir de um estranho metal encontrado em um meteorito, esta espada de duas mãos perfeitamente balanceada é leve o suficiente para ser empunhada até mesmo pelo guerreiro mais inexperiente, mas realmente brilha nas mãos de um mestre. Personagens que possuem o grau de mestre no talento Estilo de Duas Armas recebe +2 adicional no ataque e dano ao empunhar a espada-meteoro.

Yusaris
Benefícios de obra-prima: Bônus de ataque: +2
Benefícios superiores: Força mínima: -2
Nível de talento bônus: um nível Benefício de foco: Sim
A lenda fereldana fala de Yusaris, uma lâmina antiga empunhada por alguns dos maiores heróis do reino para derrubar dragões, lobisomens e mais. Se esta espada de duas mãos de argentite é a lâmina da lenda é discutível, mas qualquer que seja sua origem, seu poder é inconfundível. Ele fornece a seu usuário +5 de valor de armadura contra fogo e causa +3 de dano em todos os dracos e dragões.

Poder de Asturian
Benefícios de obra-prima: Bônus de ataque: +2
Bônus de dano: +2
Benefícios superiores: Força mínima: -3
Nível de talento bônus: dois níveis Benefício de foco: sim
Esta espada longa de aço branco foi forjada para o Comandante Guardião Asturian pelos anões de Orzammar em reconhecimento à finalização do Pico do Soldado em 2:34 Glória, e escondida dele quando ele foi submetido ao Chamado. Todo o dano causado a cria das trevas com o Poder de Asturian penetra suas armaduras.

Vigilância
Benefícios de obra-prima: Bônus de ataque: +3
Bônus de dano: +3
Benefícios superiores: Força mínima: -3
Nível de talento bônus: três níveis Benefício de foco: sim
Espaços para runas: 2
Muitas armas são vistas como pouco mais que ferramentas, mas a espada longa Vigilância é uma rara exceção. Meticulosamente trabalhada a partir de aurum vulcânico por um mestre ferreiro em Denerim em algum momento da Era do Dragão, diz-se que esta lâmina carrega um encantamento poderoso que transforma qualquer um impossível de ser morto. Essas histórias são certamente exageros, mas ela fornece +1 em Força e Constituição ao empunhada.

Fendedor de osso de dragão
Benefícios superiores: Força mínima: -3
Nível de talento bônus: um nível Benefício de foco: sim
Este enorme machado de duas mãos foi originalmente criado a partir de osso de dragão para servir como uma ferramenta para cortar peças mais viáveis dos ossos de um esqueleto de dragão. Com dragões em falta nesses dias, sua vantagem devastadora foi adaptada para uso direto em campo de batalha. Ela causa +5 de dano sempre que um ataque gerar pontos de façanha.

Machado de guerra maetashear*
Benefícios de obra-prima: Bônus de ataque: +1
Bônus de dano: +3
Benefícios superiores: Força mínima: -2
Nível de talento bônus: um nível Benefício de foco: sim
Uma arma verdadeiramente enorme, este machado de duas mãos foi criado forjando duas hastes de argentite juntas. Suas lâminas são cobertas de antigas runas tevine que contam o mito de como o Turvo foi separado do mundo dos homens. Ele forece +4 em todos os testes de Comunicação realizados para comandar ou influenciar espíritos.
*N.T.: faço nem ideia do que seja isso. :P

Aodh
Benefícios de obra-prima: Bônus de ataque: +2
Benefícios superiores: Força mínima: -3
Nível de talento bônus: três Benefício de foco: sim
Espaços para runas: 2
O machado de batalha conhecido como Aodh é bem famoso nas lendas de Ferelden, algumas das quais afirmam que queima com o sangue do primeiro demônio que matou. Outras alegam que sua natureza ígnea se deve ao aurum vulcânico utilizado na sua construção. Seja qual for a razão, as chamas em torno da lâmina Aodh causam +3 de dano penetrante.

O veshialle
Benefícios de obra-prima: Bônus de ataque: +2
Bônus de dano: +2
Benefícios superiores: Força mínima: -3
Nível de talento bônus: um nível Benefício de foco: sim
Uma lembrança do triste destino dos Vales, este machado de batalha de osso de dragão era a arma pessoal do grande general élfico Rajmael. Lançado nos exércitos humanos que avançavam pelo general em um último ato de desafio, diz-se que ele se rebela contra tudo menos as mãos dos elfos. O veshialle gera um ponto de façanha a menos para qualquer usuário, mas para um elfo gera um PF adicional. Elfos também ganham +1 adicional em ataque e dano com ele.

Rameira do thaig caído*
Benefícios de obra-prima: Bônus de ataque: +2
Benefícios superiores: Força mínima: -2
Nível de talento bônus: um nível Benefício de foco: sim
Espaços para runas: 1
Esta adaga longa de argentite foi recuperada das Estradas Profundas, onde foi encontrada em um tesouro de artefatos antigos dos anões. Há rumores de que as crias das trevas os deixaram para trás por medo de uma arma que clamou muitos deles próprios durante a queda dos thaigs. Ela permite que o usuário ajuste o resultado do dado do dragão em ±1 em ataques feitos contra crias das trevas. Se o dado do dragão ajustado resultar em um duplo na rolagem, o usuário gera pontos de façanha normalmente, usando o novo resultado do dado do dragão para determinar o montante.

*N.T.: depois de procurar muito, achei uma definição de “shanker” no Urban Dictionary, dizendo que se trata de “a whore of the north shore”. Não sei se o nome está correto ou faz sentido. Quem quiser sugerir uma tradução melhor, manda ver.

Lâminas gêmeas
Benefícios superiores: Força mínima: -3
Nível de talento bônus: dois níveis Benefício de foco: sim
Um conjunto fino de adagas iguais de osso de dragão de feitura nevarrana, estas lâminas concedem +4 em testes de Comunicação para influenciar nobreza. Embora sejam úteis como peças ornamentais, parecem ter caído sob influência de uma curiosa magia que as torna pouco confiáveis em batalha. Qualquer personagem que gere pontos de façanha empunhando as lâminas gêmeas vai dar por falta delas dentro das próximas 24 horas.

Bênção do Moldaranato
Benefícios de obra-prima: Bônus de ataque: +1
Bônus de dano: +1
Benefícios superiores: Força mínima: -2
Nível de talento bônus: um nível Benefício de foco: sim
Espaço para runas: 1
Estas maças de argentite são atribuídas pelo Moldaranato de Orzammar a indivíduos que passaram por grandes escrutínios para preservar a história anã. Quando usadas de forma aberta, fornecem +4 em testes de Comunicação realizados para influenciar anões, com exceção de anões sem casta e anões da superfície.

Maça do Alto Constábulo
Benefícios de obra-prima: Bônus de ataque: +2
Benefícios superiores: Força mínima: -3
Nível de talento bônus: dois níveis Benefício de foco: sim
O Alto Constábulo dos Guardiões Cinzentos em Anderfels foi o responsável pelo bem-estar dos grifos de montaria da ordem, tornando-os efetivamente segundos-em-comando por trás do Primeiro Guardião. Esta maça de aço branco era um símbolo de seu ofício, e carrega um encantamento poderoso dos dias dos primeiros guardiões. Um Guardião Cinzento carregando-a pode fazer um teste disputado de Magia (espírito) contra Percepção (empatia) quando próximo de cria das trevas para parecer, na percepção das criaturas, como uma delas. A habilidade dura por uma hora, ou até que o usuário ataque uma cria das trevas afetada.

Besta Recurvada de precisão
Benefícios de obra-prima: Bônus de ataque: +1
Benefícios superiores: Curto alcance: 60 metros Longo: 75 metros
Esta besta de madeira silvícola é o pináculo da engenharia anã. Suas engrenagens foram criadas com uma precisão tal que é possível armar o arco usando muito pouco esforço, necessitando apenas de uma ação menor. Esta facilidade de uso não sacrifica potência, de modo que a recurvada é capaz de arremessar um virote bem além do alcance das bestas padrão.

Escudo da legião
Espaços para runas: 1
Estes escudos são concedidos aos oficiais ilustres da Legião dos Mortos, a força militar anã dedicada a expulsar as crias das trevas das Estradas Profundas. Ante todas as adversidades, a Legião aceita tristemente seu dever, não importando o custo. Este escudo médio de osso de dragão concede +2 adicional ao valor de armadura do usuário, e +4 em testes de Vontade (disciplina) para resistir ao medo ou influência mental.

Couraça do centurião
Benefícios superiores: Penalidade de armadura: 0
Valor de armadura: 11
Espaços para runas: 1
Elaborada a partir do raro aurum vulcânico, este conjunto de placas pesadas é uma relíquia do antigo poder do Império Tevinter. Dita forjada pelos guardas pessoais do Arconte Almadrius, esta couraça protege o usuário de todas as ameaças, físicas e mágicas. O usuário desta armadura recebe metade de seu valor de armadura contra feitiços que causariam de outra forma dano penetrante.

Armadura de pele de dragão
Benefícios de obra-prima: valor de armadura: +1
Bônus de Defesa: +2
Benefícios superiores: Penalidade de armadura: 0
Valor de armadura: 5
Forjada a partir do couro de um alto dragão, este gibão único do seu tipo concede proteção superior sem restringir os movimentos. O usuário desta armadura recebe +4 na Velocidade.

Castelo do Cidadão
Benefícios de obra-prima: Bônus de Defesa: +1
Espaços para runas: 2
Estes conjuntos de armaduras de placas leves tiram seus nomes dos trajes anões dos quais foram modeladas depois, mas têm sido forjadas através de Orlais e Ferelden por gerações. Tipicamente são peças de grande artesanato, e algumas podem ser obra-primas ou criadas a partir de materiais de qualidade superior, o que faz com que a armadura de placas em um castelo do cidadão seja mais robusta e tenha incorporados espaços de runas para mais encantamentos. Esses nuncas são conjuntos de armadura elegantes, feitos para parecer sólidos e impenetráveis a inimigos.

Anel do barqueiro
Todos os arcontes do Império Tevinter moldaram um anel do barqueiro único para representar seu ofício. A tradição exige que estes aneis sejam destruídos após a morte do arconte, mas esta tradição não é absoluta – algumas vezes uma duplicada é destruída ao invés disso. O usuário deste anel recebe +3 em todos os testes de Magia para lançar feitiços, com +3 adicional para lançar feitiços de magia do sangue. Cidadãos do Império Tevinter, especialmente magísteres, não costumam ser amáveis com qualquer um que não seja um arconte e utilize este anel.

Presa de Fen’Harel
Dito ser um dente do deus élfico Fen’Harel, este simples amuleto fornece parte da astúcia inconstante do Lobo Terrível quando usado em um colar. Concede +3 em todos os testes realizados para detectar e desarmar armadilhas e arrombar fechaduras. Se o usuário falhar em um teste para superar uma fechadura ou armadilha usando a presa, o amuleto não concede mais o bônus contra aquele obstáculo, mas o bônus concedido contra outras armadilhas e fechaduras aumenta para +4. O bônus continua a aumentar em +1 a cada falha, mas volta para +3 após um teste bem sucedido.

5 comentários em “Tradução do Dragon Age RPG Set 3 Open Playtest #11

  1. Valeu por todo seu trabalho, toda a nação de thedas de todas as mesas são gratas a vc e seus companheiros. Bem, uma pergunta. Sabe onde posso encontrar as estatistas do cajado que é uma lamina igual ao do personagem do jogo DA 2?

    Curtir

  2. Não sei não Leonam, mas também não conheço a arma que você está falando (acho que nunca encontrei ela lá no DA2). Se você puder me mostrar ela na wiki, ou uma imagem, algo assim, a gente pensa e inventa. :D

    Curtir

  3. Dan, olha não tive como procurar muito, mas é a arma final do personagem principal como mago, a que ta na capa do jogo mesmo.
    http://dragonage.wikia.com/wiki/Staff_of_Parthalan

    http://www.google.com.br/imgres?biw=1366&bih=664&tbm=isch&tbnid=j2CTjsA_fe6gPM%3A&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.cosplayisland.co.uk%2Fcostume%2Fview%2F48730&docid=rOaaRM8mSaaxIM&imgurl=http%3A%2F%2Fwww.cosplayisland.co.uk%2Ffiles%2Fcostumes%2F488%2F48730%2Fhawke.png&w=472&h=600&ei=L37UUvKgJsnMkQeo9oGQAw&zoom=1&ved=0CFQQhBwwAg&iact=rc&dur=1719&page=1&start=0&ndsp=17

    no video mostra ele usando em um combate. Acho que é uma arma da especialização do mago de batalha ou mago de guerra (esqueci o nome agora)

    Curtir

Dê um pitaco, não custa nada

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s