O difícil companheirismo no RPG

Esta semana finalmente me atualizei em Sons of Anarchy, a série de TV mais sensacional de todas. E fiquei pensando em como, apesar de todas as merdas que acontecem (inclua aí desconfiança, assassinatos, traições e tudo mais), no fim das contas há um sentimento de companheirismo entre os membros.

Eles são irmãos de armas; irmãos brigam, mas ainda são família. Pessoas que até possuem seus históricos pessoais, maneiras de fazer as coisas e divergências, mas estão unidos por um objetivo comum, e pela entidade à qual fazem parte.

E eu sinto uma falta danada de ver esse companheirismo nos jogos. Onde ele cabe, é claro; uma equipe veterana, que já viveu muita coisa junta, e tudo mais. Obviamente, mais comum em jogos de fantasia medieval.

Difícil não lembrar, por exemplo, da Sociedade do Anel – um objetivo nobre em comum unindo de verdade personagens tão diferentes, que no entanto vivenciam coisas terríveis juntos e aprendem a importância uns dos outros.

Vários guias de mestre e artigos de dicas falam sobre isso (incluindo o do Conjunto 2 de Dragon Age RPG, que aborda da melhor forma, na minha opinião; ele diz como cada estrutura de campanha pode comportar personagens de jogadores com objetivos em comum e ligações entre si); eu já escrevi algo mais ou menos parecido aqui.

A brodagem do anel
A brodagem do anel

Basicamente, personagens de grupos mais experientes (ou que começam a campanha ligados) são camaradas que já lhe salvaram a bunda (e vice-versa) diversas vezes, que eles já fizeram muita coisa juntos, etc.

É meio complicado lembrar disso, é claro, você se reune em um ambiente controlado, com pouca imersão na psiquê dos personagens (afinal, a ideia é só diversão regada a junk food), sem lembrar ou se importar com o que eles viveram no passado.

Aí, o que costuma acontecer é que cada jogador tem uma opinião e um modo de fazer as coisas, e frequentemente vejo jogadores indo para as últimas consequências com facilidade (se estranham por motivos banais, acabam se odiando e quebrando o grupo, por exemplo).

Ao menos por aqui onde o povo se preocupa bastante com a personalidade, aspectos e anseios dos personagens, a tendência em campanhas experientes é os personagens acabarem se odiando e/ou se separando.

Em uma das minhas campanhas principais, os PJs montaram uma companhia de mercenários. Eles sempre tiveram seus arranca-rabos, e estiveram perto de se separar várias vezes, mas os eventos os têm mantido juntos (nada como um inimigo atacando sua casa para acabar picuinhas internas; no caso, tocando o terror na base deles enquanto eles estavam fora).

O líder deles, após uma sucessão de derrotas e mortes de membros (PdMs), resolveu abandonar o barco e tentar empreender uma busca pessoal de volta para casa, para encontrar sua mãe, ajudar seu pai doente e talvez achar a si mesmo nessa jornada (é o único jogo que estou narrando enquanto Elisa está grávida, como disse alguns posts atrás).

Nesse caso, eu até acho que as desavenças amadureceram o grupo, e espero realmente que no futuro eles consigam ser amigos (até porque, apesar das brigas e traições, eles meio que já estavam nesse caminho).

E eu costumo ver isso em mesas de amigos também. Os jogadores já fazem personagens discordantes, que praticamente querem se matar o tempo todo. Um pouco de atrito no começo é legal, mas anda se tornando a regra, ao meu ver.

Tive uma ou duas campanhas onde eu via esse sentimento de amizade. Na mais marcante, que também é a mais longa, o guerreiro, a guerreira/maga elfa, o clérigo anão, o ladrão halfling e o paladino eram bastante amigos, apadrinhando casamentos, indo às últimas consequências uns pelos outros, etc.

Eu e Rafael conversamos sobre isto ontem. Ele acha que algumas das causas para raramente haver esse companheirismo ingame em grupos experientes, é que nesses grupos raramente há hierarquia ou um sentimento arraigado de respeito, que geralmente vem com um código ou algo assim.

Também tem o fato do ego dos jogadores, que parece se exaltar ao máximo quando sentam à mesa (eu costumo comparar RPG a trânsito; o jogador meio que se transforma, ficando pavio-curto e discutindo por besteira); aí ninguém nunca dá o braço a torcer e problemas de convivência levam a brigas ingame, e o grupo cisma.

Eu também acho que tem um outro “problema” por trás aí: em outras mídias, a construção de um relacionamento forte dura literalmente anos, e os envolvidos envelhecem e amadurecem juntos. Mas a maioria dos RPGs leva em conta nossa percepção moderna e dromológica de tempo, e uma campanha inteira acontece em menos de um ano e leva personagens do anonimato ao status de heróis do reino (no mínimo).

Devem existir outros, mas eu não conheço nenhum fora Blood & Honor e Pendragon onde você passa anos numa mesma campanha de forma orgânica. Assim, acho que é possível um esforcinho dos jogadores para também “acelerar” essa construção de laços fortes e duradouros. Sem forçar muito, claro.

E assim eu continuo com saudade de ver esse sentimento de união, amizade e companheirismo que permeia as lendas. Aliás, a “música oficial” daquela nossa campanha longa era Metal Contra as Nuvens, de Legião Urbana, que nos traz sempre uma nostalgia boa. Quem sabe com o reboot dessa campanha, isso não volta.

21 comentários em “O difícil companheirismo no RPG

  1. Isso é resultado da geração Vampiro. Um game que influenciou o pensamento de grande maioria dos RPGistas, mesmo aqueles que não o jogaram, tiveram contato em mesa com jogadores que o fizeram – e “contaminaram” com o pensamento e emoções negativas que esse estilo de jogo traz. Não estou julgando o Vampiro em si aqui, só esclarecendo, imparcialmente. Claro que isso funciona perfeitamente pra Vampiro, afinal, o jogo é de intriga mesmo, e deixar tudo isso na mão do Narrador é um pouco chato. Porém, de forma excessiva é incômodo. Já me desvinculei de projetos de By Night simplesmente porque esse comportamento acabou chegando pra fora da mesa em massa, e me vi me divertindo no meio de cretinos.

    Curtir

  2. o anime berseker me deixou pensando nisso! O grupo mercenario é uma irmandade maneiríssima.

    O conceito de fellowship do the one ring tmb ajuda a fomentar essa irmandade, mas é legal ver o grupo se esforçando nisso!

    Os vinculos do Dungeon World tmb sao legais pra fazer isso

    Curtir

  3. Infelizmente isso é algo que acontece com uma certa frequência nos grupos em que eu mestro, talvez por dar muita liberdade aos jogadores, alguns deles são bem egoístas e chegam até a matar outros personagens jogadores, isso aconteceu recentemente, inclusive.
    O jogador ganhou fama de esquentado e “semeador da discórdia”, tem até umas frases consagradas na mesa: “Nada pessoal, apenas vingança.” e “O que me motiva é a vingança!”, a vingança em questão é contra outros personagens jogadores.
    Mas mesmo assim todos se divertem, apesar de ser um saco às vezes.

    Curtir

  4. Minha posição sobre isso vc mesmo ja pos no post, entao, me falta palavras…

    mas é isso mesmo, normalmente é o “estrelismo” normal q cada jogador tem, quando tivermos mais jogadores que saibam, digamos, se por no lugar (de maneira bem rude mesmo) e reconhecer que invariavelmente há, protagonistas e coadjuvantes, talvez, role essa união q tanto buscamos.

    Isso realmente pode dá o que falar.

    Curtir

  5. nao acho q o grupo precise ter um protagonista. Vejo pelos super grupos dos quadrinhos, eles tem lideranças, mas não protagonistas….. tanto faz se vc é o capitao, thor ou iron man, todos sao protagonistas, eu acho

    Curtir

  6. Ótimo post!

    De fato, um problema sério que vemos em grupos de jogadores é que todos querem ser estrelas no jogo. Nada mais natural, porém, é comum vermos em filmes, livros, séries, games, etc. vermos que grupos geralmente possuem líderes, que são seguidos e repeitados por seus companheiros. No entanto, jogadores geralmente pensam que “seguir ordens” ou ser comandados por um outro personagem lhes tira o protagonismo.

    Acho que o próprio mestre tem a função de conseguir uma forma de demonstrar aos demais jogadores que de fato é necessário a figura do líder, e que isso de forma alguma irá tirar o brilho dos demais personagens.

    Curtir

  7. É isso que eu ia comentar, os vínculos são bem interessantes mas acho que ainda é fácil de ser burlado e acabar na mesma situação que o Dan falou acima.

    Há outros sistemas semelhantes como o Espírito do Século, que acho que funciona melhor para resolver o problema que Dan está falando.

    Mas acho que o principal fator que contribui para isso são os RPGs digitais. Não estou dizendo que eles são os vilões, nem que rpgista não deve jogá-lo, só que muitas vezes o indivíduo só quer fazer o mesmo que faz num videogame. Sentar numa mesa, matar alguns bichos, curtir um estória legal e depois ir pra casa. Sem se preocupar com outros fatores.

    Por mais que os rpgs eletrônicos possuam uma estória bem feita, como Final Fantasy VI, Chrono Trigger, etc., o jogador, por mais que se envolva com o enredo, só quer se divertir por algumas horas para relaxar.

    Curtir

  8. Acho que lobisomem, na minha experiência com os mesmos pjs durante 8 anos no mundo real, me deu este sentimento de companheirismo, in game acho que se passaram mais de 15 anos e é bonito ver este laço crescer e se enraizar.

    Curtir

  9. Eu nem tinha pensado por esse revés, ó? E queira ou não, esses jogos mais densos incrustaram na mente dos meus jogadores essa individualidade, essa necessidade de não levar desaforo pra casa e estar sempre questionando uns aos outros (de forma inconsciente, acho que eu também fui contaminado com isso). Tanto que o jogador que menos faz isso na minha mesa nunca jogou Vampiro :P

    Curtir

  10. Pois é eu acho que nem precisa de hierarquia, protagonismo é diferente de estrelismo. Todos podem ser protagonistas, mas todos querem serem estrelas, de modo que ficam putos com outros jogadores que estão “por cima”, e quando esses jogadores cometem erros, começam a odiá-los. Ou problemas de convivência ingame fazem eles se revoltarem.

    Curtir

  11. Muito do problema também pode ser relacionado a questões off game. Tanto inimizade “forçada” porque não quer brincar de “off” já que é muito amigo de fulano na vida real, como amizade forçada pelo mesmo motivo estilão “nem te conheço, mas vou com a tua cara”.

    E no mais, porque em geral as pessoas são frustradas com suas vidinhas e o RPG é uma válvula de escape. Quem já tem problemas reais com autoridade, complexo de inferioridade e se sentido escanteado não aceita muito bem continuar com esse padrão no RPG.

    Curtir

  12. Nossa, boa observação.

    Eu curto formar grupos prontos, e lembrar os jogadores de como os personagens confiam uns nos outros e etc. Não sei se é uma mão pesada de mestre, mas facilita a história.

    Faço isso com alguns NPCs que talvez forem andar com o grupo também. Porque outro aspecto que verifico comumente em grupos é o desreipeito geral pelo “mundo” de jogo, a não ser que tenham a faca na garganta.

    Tipo, maltratam taverneiros, zombam de reis, etc.
    Eu acho que nesse ponto é escapismo total mesmo, como menciona a Elisa, mas para NPCs que vão ser “parte do grupo” eu faço questão de criar vínculos e lembrar os jogadores de tais vínculos, constantemente.

    Curtir

  13. Pois é, como você disse, um pouco de atrito é legal, mas passa a ser incômodo quando torna-se a regra.

    Eu também sinto MUITA falta desse senso de companheirismo entre os personagens. Eu sempre joguei assim, e quando estou jogando e não mestrando, meu personagem preza por unir o grupo, mesmo quando a personalidade dele ou seus interesses são discordantes do resto do grupo.

    Mas meu grupo atualmente sempre tem um personagem problemático, que fica discutindo e não se entende com os outros membros do grupo. Acho isso bastante irritante.

    Curtir

  14. É falta de noção de contrato social. Uma coisa que eu sempre converso com os jogadores nas mesas que mestro, principalmente os que estão entrando, é que todo mundo é responsável pela diversão de todo mundo. Agir como um idiota não tem desculpa e você não deve fazer coisas que vão estragar a diversão de outro jogador.
    Se o grupo todo aceita gente se esfaqueando pelas costas e consegue levar na boa, ótimo. Se a maioria não gosta, então isso não deve ser uma opção.
    Infelizmente pra muitos jogadores falta essa preocupação com a grupo e se criou uma imagem que a o único responsável pela diversão é o Mestre. E que qualquer coisa é justificável se você estiver agindo “de acordo com o personagem”. Mesmo que em obras de ficção, muitas vezes personagens acabam agindo fora de sua atitude comum pelo que é melhor para a história e para a diversão dos leitores.

    Curtir

  15. Olá. Eu concordo com o Satânico Dr. H (vulgo Hatalibio nos comentarios), as coisas meio que começaram com as paradinhas do eller, com jogadores querendo medir tamanho de pinto através de ficha, criando fichas combadas e maximizadas pra sobreviver no jogo e não jogar em sinergia e em equipe com o grupo de jogadores – e nem entro em esquema de função como rola descaradamente no D&D, falo em equipe mesmo, como um grupo. Não, também não estou julgando o jogo em si, ele tentava atender a proposta dele, mas ele meio que agravou, pelo menos aqui no Brasil, muito disso – e toda mesa que eu vi pvp tenso entre personagem, sempre foi de eller, o que me fez ter uma conclusão pessoal, achismo meu, que jogos maduros exigem uma maturidade maior que só a idade…

    Eu até curto a idéia de começar que tais laços sejam construidos em on-game, com cada personagem com sua peculiaridade e indo criando os laços, mas o que a gente vê aqui e ali é alguém dizendo que estava interpretando o personagem e mantem a mesma interpretação o jogo todo. Bah, o personagem é tão raso que manteve-se o mesmo, não aprendeu nada, durante toda a campanha a ponto de mudar seu comportamento e aprender a agir em equipe?

    Até Hiei de Yu Yu Hakusho, que era enfezado, fazia cara feia mas atuava com o povo nas coisas. :P Eu entendo interpretar o conceito do personagem em seu início, mas não entendo interpretar a mudança da personalidade do personagem ao longo do jogo. Se você termina igual a como começou, o que realmente a aventura fez por você a ponto de você dizer que seu personagem evoluiu? Ou evoluir é só ganhar pontinhos na ficha e combar ainda mais a danada? Bonanças.

    Curtir

  16. Isso é extremamente difícil de se simular, principalmente em jogos One-Shot, em encontros e tal.

    Em mesas mais fixas não costumo ter tantoe sse tipo de problema, já que os jogadores em geral são amigos também.

    Curtir

  17. Ah que bacana. Infelizmente aqui mesmo sendo amigos e família (esposa, irmão, cunhada e amigos), eles querem fazer personagens cheios das profundidades e acabam criando gente de personalidade com tendência a se questionar e detestar :(

    Curtir

  18. Salve!

    Concordo com a maioria acerca desse problema do companheirismo In game… Além das razões levantadas, um tom/teor muito constante nas histórias também pode certas vezes reforçar ou não essa tendência. Jogos muito voltados ao realismo ou a temas pesados podem ajudar a manter um clima onipresente de desconfiança, intriga, amoralidade entre os jogadores, uma vez que jogos assim tem o pressuposto de sucesso baseado em características como estas.

    Uma boa conversa sobre o clima do jogo antes ou no final dos jogos costuma facilitar, sobretudo quando o costume da anti camaradagem já está enraizado nos jogadores, mas também considero uma boa estratégia alternar jogos/campanhas com tons diferentes.

    Curtir

  19. Falta demais. Já vi gente fazendo ficha pensando em detonar o personagem do amigo. Deve ser o senso de “highlander” onde só poder haver um. Sei que seria muito mais fácil se todos tivessem o espírito de “caverna do dragão”, que aliás, acredito que vários dos jogadores com “perfil de brigão” devem gostar muito do desenho. Não entendo o motivo de não adotarem a postura.

    Curtir

Dê um pitaco, não custa nada

