Um gerador de aventuras genial

Pessoal, olha que ninja. O Eduardo Soares traduziu na lista de discussão da Redbox uma ideia fantástica do usuário Baldr12 do Reddit. Ele pegou Magic: The Gathering e criou algoritmos para gerar aventuras!

Esses enredos usam diversos tipos de cartas de Magic que, não sei se vocês sabem, são recheadas de material “roubável” (já usei muito :P).

Todo mundo se animou para espalhar a palavra (que não é Bird :P). Eis que outros usuários mexeram os pauzinhos e criaram um site recheado de aventuras instantâneas!

No site, você clica no botão Gerar Aventura, e ele sorteia cinco cartas (ou você pode sortear cada carta separadamente). Elas são:

  • O Problema (criatura ou encanto): o problema que sempre pairou pela região, mas só agora se tornou grave o bastante para merecer uma intervenção, ou um evento misterioso surgido do nada.
  • O Cenário (terreno não-básico): a região onde a aventura ocorre.
  • A Solução (artefato ou feitiço): seria uma solução Deus Ex Machina disponível para caso tudo mais falhar.
  • O Ajudante (criatura): alguém que quer que o problema seja solucionado ou removido do cenário, que pode mentorar ou ajudar os personagens dos jogadores.
  • O Antagonista (criatura): alguém que não quer que o problema seja resolvido/tirado do cenário.

As cartas formam ideias, pontos de partida para inspirar o mestre empacado. Cabe a ele usar esses elementos do jeito que quiser para montar o enredo (dá pra ter mais de um ajudante ou antagonista, por exemplo).

Um exemplo:

[O Problema]: Alma Atormentada 

[O Cenário]: Bosque Murmurante

[A Solução]: Cofre de Mana

[O Ajudante]: Sentinela Quirion

[O Antagonista]: Elemental da Terra

Recentemente no território élfico conhecido como Bosque Murmurante [Cenário], viajantes tem ouvido mais do que os simples sussurros habituais. Corpos estão sendo encontrados, cascas ocas completamente privadas de suas almas!

Eles tem um aspecto velho e frágil, mesmo alguns deles sendo identificados como jovens que estavam fazendo suas jornadas entre as diversas vilas locais pela primeira vez.
As Almas Atormentadas [Problema] dos humanos que foram caçados pelos elfos como animais em tempos imemoriais, finalmente levantaram-se!

As Sentinelas de Quirion [Ajudante], elfos que protegem essa terra nos últimos séculos e estão em paz com os humanos, suspeitam que a recente invasão dos elementais da terra [Antagonista] na parte sul do bosque tem como objetivo enfraquecer essa aliança entre elfos e humanos.

As sentinelas, ocupadas com a ameaça, não conseguem mais seguir com os rituais que apaziguam os espíritos vítimas das antigas desavenças.

O líder dos Elementais da Terra  apoia essas almas, motivado principalmente pelo fato de que elas podem auxiliá-lo a conquistar as tão desejadas terras élficas ao criar desavenças entre humanos e elfos.

Mas também porque, como elas são etéreas, não possuem nenhum desejo pelas pedras preciosas tão cobiçadas pelos Elementais.

Se alguém pudesse encontrar o artefato perdido conhecido como Cofre de Mana [Solução], que possui o poder de, no plano material primário, absorver qualquer energia espiritual nas próximidades dele, esse alguém poderia aprisionar as almas e permitir que as Sentinelas de Quirion focassem na guerra que está para irromper…

Os créditos:

Ideia original: Baldr12, no Reddit.
Tradução: Eduardo Soares, na lista de discussão do Old Dragon.
Execução: Geraldo Nogueira, na Holanda.
Adaptação: Danilo Lima, acolá.
Hospedagem: Sérgio Luis, na web.

Clique aqui para ir ao site e boas aventuras a todos!

Edit: o Vinícius Figueiredo também fez um site com as mesmas funções, então temos duas ótimas opções. Clique aqui para ir ao gerador do Vinícius!

10 comentários em “Um gerador de aventuras genial

  1. Achei a ideia fantástica. É prática e eficiente, e acaba gerando situações até pouco prováveis com condições favoráveis a plot twist e várias missões menores. Irei testar logo que possível, valeu a dica Dan!

    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    Curtir

  2. Curti muito. Cartas de magic, principalmente na época da Quarta Edição sempre foram uma inspiração nas jogatinas de AD&D. Atualmente não utilizo mais esse recurso, mas esse site do gerador é uma mão na roda pros dias que chego cansado do trabalho e não consigo planejar nada.

    Curtir

Dê um pitaco, não custa nada