Uma inspiradora canção de ninar élfica

Post rapidinho para trazer uma coisa bem legal de Dragon Age. Cenários de fantasia tendem a publicar livrões ricamente ilustrados com detalhes do mundo para enriquecer o lore do jogo, geralmente expandidos a partir dos códices que o jogador lê no game (ou nos livros). E a Dark Horse lançou recentemente o segundo volume do seu World of Thedas, ampliando as informações e trazendo muito material novo.

Não comprei ainda o livro (o dólar, despesas, etc :P) para afirmar, mas tenho o primeiro e é muito bom (será que vale uma resenha no futuro?). Basicamente o volume 2 traz muita informação de background de personagens e eventos dos livros e jogos mais atuais, incluindo personagens lendários, o que aconteceu com os heróis dos três jogos e um bestiário com as criaturas do Inquisition (e talvez outras).

Uma das coisas mais legais dele, no entanto, é o material de fluff que alguns acham inútil, mas eu gosto porque ajuda a aumentar a imersão dos jogadores no cenário (especialmente pra quem, como eu, mestra nele). Falo de coisas como receitas, músicas, lendas, contos, poesias e canções de ninar.

Pra quem não sabe, no cenário os elfos perderam sua pátria há muito tempo (clichê de fantasia, mas Dragon Age os usa muito bem) e são divididos em urbanos, segregados e decadentes (inspirados no povo judeu), e valeanos/dalishianos/dalish, nômades das florestas que se agarram às tradições (inspirados no povo cigano). Portanto, Mir Da’len Somniar é uma canção de ninar desse povo, que achei particularmente linda, da imagem (clique nela para vê-la em sua majestosidade) à letra.

E, como a comunidade de fãs sempre leva as coisas a outro nível, várias pessoas já gravaram a canção. A versão que eu mais curti foi a de Irene Zhong, cantora australiana. Ela pegou as origens ciganas dos valeanos, caçou canções de ninar romani e da Europa central e achou uma melodia para se inspirar. Você pode ouvir clicando aqui. Abaixo, a letra em élfico, português (tradução livre minha) e inglês.

Élfico Português English
Elgara vallas, da’len O sol se põe, pequeno Sun sets, little one
Melava somniar Hora de sonhar. Time to dream.
Mala taren aravas Você imagina jornadas, Your mind journeys,
Ara ma’desen melar. Mas eu o protejo aqui. But I will hold you here.
Iras ma ghilas, da’len Onde você vai, pequeno, Where will you go, little one,
Ara ma ne’dan ashir Perdido de mim no sono? Lost to me in sleep?
Dirthara lothlenan’as Encontre verdade numa terra esquecida, Seek truth in a forgotten land,
Bal emma mala dir No fundo do seu coração. Deep within your heart.
Tel’enfenim, da’len Nunca tema, pequeno, Never fear, little one,
Irassal ma ghilas Onde quer que você vá. Wherever you shall go.
Ma garas mir renan Siga minha voz- Follow my voice-
Ara ma’athlan vhenas Eu o chamarei de volta para casa. I will call you home.
Ara ma’athlan vhenas Euo  chamarei de volta para casa. I will call you home.

Dá pra tirar muito de uma simples canção de ninar. Por exemplo, a forte ligação dos elfos com o Turvo/Imaterial/Fade, a dimensão dos espíritos onde as pessoas vão ao sonhar e depois que morrem, de onde vêm espíritos bondosos e malignos (demônios). A magia também vem do Fade, e os elfos são um povo mágico por terem esse elo poderoso. Então, para eles sonhar é viajar para outras épocas, jornadas através da memória do mundo, e toda essa metafísica que enriquece bastante o cenário.

Claro que essas mídias sempre contam com equipes de pessoas geniais para criar esse detalhamento, mas dá pra gente pensar em pequenas coisas (até se inspirando no que vemos por aí) que deixam nosso jogo mais rico – e a melhor forma de apresentá-las aos jogadores é mostrando e não contando. Por exemplo, imagine que eles estão numa vila élfica e ouvem essa canção de ninar.Um papo ou nem que seja a percepção sobre esse aspecto da raça podem surgir naturalmente.

5 comentários em “Uma inspiradora canção de ninar élfica

  1. Leonam, tem o link no post pra uma gravação onde uma moça canta de forma maravilhosa. Se você botar pros seus jogadores ouvirem, eles vão achar foda demais. Lembra de colocar algum NPC por perto suscitando a conversa que eu falei sobre a relação entre a canção e os elfos :)

    Curtir

  2. sim, voltei para ler o post novamente para organizar a aventura e vi que vc tinha respondido e vi o link. Muito massa. Não consegui encontrar sou muito noob, mas sabe se existe áudios das músicas que a gente ouve tocando nas festas e na taverna quando a gente joga DAI? So conseguir encontrar a trilha do sogo mesmo.

    Curtir

Dê um pitaco, não custa nada

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s