Todo dia um sneak attack diferente

Se você está lendo isso, sabe o que é o #DndGateBR (se não, aqui tem tudo). Algumas pessoas pediram pra eu escrever sobre o assunto aqui no blog, mas como a coisa já está muito bem explicada, vou falar sobre como a parada me afeta.

Apesar de eu ter passado muito tempo com raiva de D&D e mestrando outras coisas, é o D&D né? Trabalhar com o RPG que me iniciou no hobby, onde passei anos e como acabei virando dono de editora, é outra coisa. Até aceitei a apelação dos meus jogadores com a 5E e passei a mestrar. Tive minhas rusgas com o sistema, mas acabei cedendo.

Nós sabíamos do sneak attack desde fevereiro, mas só anteontem se tornou público e a ficha caiu. Estávamos todos irados, tentando de toda forma lutar contra, mas agora só na justiça. Ficou a sensação de raiva e tristeza de jogar todo o nosso trabalho no lixo, sem falar das expectativas e do amargor de ouvir críticas como se tivéssemos sido ingênuos ou pouco profissionais. As pessoas que dizem isso não prestaram atenção direito nas proporções e no desenrolar do negócio. Mas enfim, bola pra frente que a luta ainda está longe de acabar.

Vale lembrar que isso tudo aconteceu dia 21/03, aniversário de 3 anos da minha filhota. Fiquei o dia inteiro maluco dando print em provas e correndo atrás de redes sociais e nem ajudar a decorar a festa pude. Minha esposa Elisa, que revisou o PHB (a versão jogada no lixo) também ficou arrasada. Bela lembrança.

Negócio é que agora, toda vez que olho meus três básicos, é inevitável não sentir raiva. Logo agora que tinha voltado a narrar. Então, estou pensando em, pelo menos por enquanto, dar uma distância nos d20s. Por um lado é ruim porque voltou aquela minha pinimba com sistemas de RPG, mas por outro é bom porque eu já estivesse cada vez mais insatisfeito com o D&D de novo, e ele não estava encaixando muito bem com minhas campanhas em Thedas, mundo de Dragon Age, que é só onde mestro (ainda que quase um homebrew).

Assim, estou pensando nas possibilidades. Ou usar o Dragon Age RPG mesmo, ou voltar com meu Fantasytelling, ou tentar algo novo, como Savage Worlds. Paralelamente, estou relendo meu Blood & Honor, pra satisfazer a vontade de anos. Vamos ver os próximos capítulos da novela.

Pelo menos nossos dungeon crawls de raiz nunca deixaram de ser Old Dragon e não foram afetados por esta crise!

3 comentários em “Todo dia um sneak attack diferente

  1. Me sinto bem parecido com vc, tem mto tempo que não ligo pra DeD e derivados osr ou não. O savage é legal e bom de house-rulear Dan. Quanto aos jogos do john wick eu tomei birra dele e das facilidades que o jogador tem, jogadores fazem o q querem em suma até escolhem quando e como morrem, tsc tsc. Eu gostava da ideia do fantasytelling, só achava q de algum modo ele devia usar d6’s. Da uma olhada no shadows of esteren, talvez te agrade e casa bem com seu cenário. Fora isso, força e boa sorte na empreitada.

    Curtir

Dê um pitaco, não custa nada

